Bento Gonçalves

Laudir Piccoli vê sinais de melhora na economia

Laudir Piccoli vê sinais de melhora na economia


Em 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria e por isso o presidente do Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Laudir Miguel Piccoli faz uma análise lembrando que o país atravessa um momento de extrema dificuldade, onde o cenário político tira a confiança dos empreendedores que acabam por não realizar novos investimentos. Mesmo assim ele assinala que este início de ano permite enxergar boas notícias. “Bento Gonçalves abriu 13 indústrias no primeiro trimestre de 2017, incluindo indústrias com prestação de serviço. No ano passado foram sete no mesmo período de 2016”.

O dirigente também destaca o saldo entre admissões e demissões que fechou no positivo no primeiro trimestre de 2017, se comparado com o último de 2016. “Podemos citar ainda que os números de exportações da indústria gaúcha são os melhores em muito tempo: num primeiro trimestre de ano desde 2013, se exportou tanto no Estado – 3,3 bilhões de dólares”.

Piccoli cita ainda que a indústria gaúcha, de maneira geral, tem mostrado um desempenho superior ao do ano passado com crescimento de 1,9% no comparativo entre os primeiros trimestres de 2017 com 2016 e o PIB dá sinais de crescimento: subiu 1,1% no primeiro trimestre do ano em relação ao último trimestre do ano passado.

Para completar uma mensagem otimista, Laudir Piccoli constata que o segundo semestre costuma ser mais produtivo: “os primeiros meses do ano, além de serem devagar em função do período de férias, também são meses de pagamentos de tributos como o IPVA e o IPTU, tudo isto fica para trás na segunda metade do ano”.

Finalmente Piccoli elenca outro fator para o fomento de negócios em Bento Gonçalves que se aproxima: a realização da Expobento, entre 8 e 18 de junho.