O Lar da Velhice São Francisco de Assis em Caxias do Sul entregou na última quinta-feira (17) as obras de ampliação da unidade, realizadas por meio de uma doação de US$ 100 mil, vinda do Lions Internacional. O antigo estacionamento agora abriga uma nova ala da saúde, que beneficiará os 70 idosos que vivem no local. As obras começaram em janeiro deste ano e foram finalizadas neste mês de novembro. O próximo passo é buscar doações para completar as salas com os móveis e equipamentos necessários.
A ampliação, de 372 metros quadrados de área construída, dará espaço para 14 salas com consultórios médico e dentários, sala de enfermagem, enfermaria, atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Antes, esses atendimentos ocorriam junto aos quartos. Com isso, abre-se espaço interno para aumentar o conforto dos idosos, criando áreas de convivência. Além disso, os atendimentos de saúde ocorrerão em salas amplas, iluminadas e ventiladas. Um dos acessos ao Lar também foi repaginado, dando destaque à imagem de São Francisco de Assis.
“O Lions sempre foi nosso parceiro. Foi encaminhado um projeto para o Lions de Caxias e eles encaminharam para Chicago, tendo aprovação da verba. Temos um agradecimento muito especial a todas as casas Lions de Caxias do Sul, que entenderam a importância de iniciarmos a reforma no Lar e juntas assinaram a petição ao Lions internacional”, ressalta Oidi Luiz Galeti, presidente do Lar da Velhice.
Próximos passos
Conforme Galeti, a ideia é não parar por aí. “O Lar da Velhice São Francisco de Assis existe há 62 anos e nunca teve uma reforma estrutural. Já iniciamos a construção da Ala da Alimentação, onde será feito refeitório, cozinha e local de armazenamento de alimentos. Também já estamos com projeto pronto para nova lavanderia e vestiário dos funcionários. Precisamos do apoio da comunidade para darmos sequência a essas reformas e assim garantirmos um atendimento ainda melhor aos que moram aqui”, resume.
Lar da Velhice São Francisco de Assis
Há 62 anos, a equipe do Lar se dedica a todas as ações para dar uma vida digna aos idosos que nele vivem. Atualmente, são 70 residentes, todos em situação de vulnerabilidade social. O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações, ou seja, sem cobrar nada dos moradores. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.