Bento Gonçalves

Lançamento da Wine South America projeta força do setor vinícola brasileiro

Lançamento da Wine South America projeta força do setor vinícola brasileiro
Lançamento da Wine South America é considerado um marco para o setor do vinho no Brasil (Fotos: Rogério Costa Arantes)

A noite da sexta-feira, dia 2 de março, vai ficar marcada na história da vitivinicultura gaúcha como o dia em que a primeira feira internacional do setor a ser realizada no Brasil deixou de ser um sonho para se tornar realidade. Centenas de pessoas, entre profissionais do setor, autoridades e convidados prestigiaram o lançamento, no Centro Empresarial Bento Gonçalves, da Wine South America, a feira que será realizada em Bento Gonçalves entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano no parque de eventos da cidade, prometendo dividir a história do vinho brasileiro em um antes e depois do evento.

Faremos o possível para ajudar o vinho brasileiro a ser cada vez mais conhecido no mundo”, sintetizou Maurizio Danese, diretor da Veronafiere, empresa italiana que promove a Vinitaly, uma das principais responsáveis pela realização da feira. Para ele, a primeira edição da Wine South America será um evento que vai permitir aos operadores locais venderem seus produtos a compradores do mundo inteiro, mas deve também permitir que os consumidores, os chamados winelovers, sejam recebidos nas cantinas e em atividades paralelas à feira, como já ocorre na feira italiana.

A ideia é compartilhada por Alberto Piz, diretor da Milanez e Milaneze, empresa que está à frente da execução do evento. Para ele, a feira será um marco para o setor vinícola brasileiro. “É um marco histórico para o setor do vinho brasileiro e, principalmente, para a Serra Gaúcha. A feira vai promover o vinho e promover o território”, acredita.

Entre as atividades que serão promovidas pela feira para incentivar os negócios em sua primeira edição estão as rodadas de negócios com a participação de compradores internacionais e o Projeto Imagem, que será realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e vai promover a visita de jornalistas estrangeiros. A intenção é abrir mercado para negócios com países como Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul, França, Itália, China, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Suíça, Espanha, Austrália, Dinamarca e Grécia, entre outros. 

“Vamos mostrar a nossa força, qualidade e potencial. O que precisa é estimular e aumentar o consumo e a feira vai ajudar neste caminho”, afirmou o presidente do Ibravin, Oscar Ló.

A Wine South America tem expectativa de atrair cerca de 10 mil visitantes em setembro e 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores.

Uma das principais metas do setor vinícola é ampliar o consumo de vinho no país, hoje calculado em 1,7 litros per capita ao ano. Atualmente, a produção vitivinícola no Brasil soma 79,1 mil hectares, com mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país. O grande destaque está na região serrana do Rio Grande do Sul, detentora de 90% da produção nacional. 

Essas potencialidades da produção gaúcha de vinhos foram destacadas pelo governador José Ivo Sartori, que também prestigiou o lançamento da Wine South America 2018. Para o governador, a feira é uma oportunidade para o setor gaúcho apresentar os potenciais de qualidade do vinho e do produtor ao mercado internacional. “é um passo que vai movimentar não só a cadeia produtiva de Bento Gonçalves, mas também de toda a região”, afirmou.

Confira o vídeo institucional de lançamento da feira

Pela primeira vez em Bento Gonçalves, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, afirmou que a realização da feira em parceria com a empresa italiana celebra a relação entre os dois países. “É muito importante. O setor vitivinícola é uma área de excelência italiana. A cooperação entre o Brasil e a Itália será uma grande oportunidade para os dois países e para fortalecer a economia brasileira e do Rio Grande do Sul”, garantiu.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, confirmou a expectativa. Ele acredita que a feira terá capacidade para aquecer as transações comerciais e o turismo, com forte impacto na economia da região. “Estamos alegres em receber uma feira sobre um produto predominante da região. É uma chance para novos empregos, mais renda e movimento na economia”, disse.

Há sete meses de sua realização, a organização da feira acredita que o evento se prepara para assumir um papel de protagonismo no cenário do mercado do vinho como o único encontro de negócios setorizado agendado para ocorrer neste ano em território brasileiro. Em abril, a feira será apresentada na Itália, durante a realização da Vinitaly.