Comportamento

Lançado livro "Construcción de Futuro Latinoamericano Desde Las Comunicaciones"

Obra literária-acadêmica é uma parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidad Tecnologica Nacional

Construcción de Futuro Latinoamericano Desde Las Comunicaciones
Construcción de Futuro Latinoamericano Desde Las Comunicaciones (Foto: Divulgação)

Da união, diferenças, riquezas e conflitos, surge a obra “Construcción de Futuro Latinoamericano Desde Las Comunicaciones”, com um debate único sobre o tema. Uma obra literária-acadêmica, fruto da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidad Tecnologica Nacional, instituição de ensino da Argentina. No Brasil, o livro foi lançado em 24 de fevereiro, no país vizinho, o lançamento oficial ocorre nesta quinta-feira (9). A publicação é da editora ConTexto.

O livro aborda o tema Prospectiva e o papel dos meios de comunicação na construção do futuro latinoamericano, com foco na multidisciplinariedade, na complexidade, na globalidade, na dinâmica e na participação. O professor da UCS e comunicador do Grupo RSCOM, Jásser Panizzon, escreve sobre o futuro das comunicações, analisando a contemporaneidade a partir da inovação, da mediação e da colaboração. Os exemplos apresentado por ele são o Portal Leouve, o maior do interior do Rio Grande do Sul, e as emissoras que o Grupo possui.

“Nós temos no Grupo RSCOM um exemplo exitoso de todo o movimento que a comunicação vem fazendo nos últimos anos. A integração que acontece entre os veículos (rádios, portal, redes sociais) juntamente com os públicos destes canais mostra que a colaboração é a palavra-chave no tempo da conectividade”, pontua Panizzon.

A obra é organizada pelo Prof. Dr. Miguel Armando Garrido, do Centro de Investigações para a Paz.

“O desafio dessa obra era que os meios de comunicação apoiem e ajudem a difundir o conhecimento. Na verdade, o desafio era ser multidisciplinar, multicultural [português e espanhol]. Seria impossível construir algo sem as pessoas”, comentou Garrido. Ele ainda complementou que desafiar as pessoas sobre a realidade, principalmente da comunicação, foi outro dos objetivos.

Jásser Panizzon, Miguel Armando Garrido e Evaldo Kuiava (Foto: Divulgação)

Outro coautor é o ex-reitor e professor da instituição, Evaldo Kuiava. Ele comentou que a parceria com a Universidad Tecnologica Nacional já dura mais de 10 anos, e que com o auxílio do professor argentino, muitas iniciativas puderam se materializar.

“Estamos conseguindo avançar e colocar em prática os conceitos, porque conhecimento por si só, sem a materialização em obras, em palavras, em atitudes ele se torna oco, se torna vazio”, assim, com o pensamento de debater os conceitos e conflitos enfrentados na América Latina, respeitando as diferenças e as riquezas de cada país, surgiu a produção literária acadêmica. “Nós não nascemos prontos, precisamos construir. E é na diversidade, é na relação que nos tornamos humanos propriamente ditos”.

“Construcción de Futuro Latinoamericano Desde Las Comunicaciones” conta com textos da professora Carolina Orcola e do jornalista Pedro Cáceres, da Argentina, e dos professores Evaldo Kuiava e Jásser Panizzon.