Caxias do Sul

Lançada nova edição de campanha para prevenção de afogamentos durante o verão em Caxias do Sul

17ª Operação Verão Seguro, coordenada pelo Samae, tem o intuito de conscientizar sobre riscos de banho em represas

Lançada nova edição de campanha para prevenção de afogamentos durante o verão em Caxias do Sul
Foto: Laura Piola/Samae/Divulgação

Às margens do Lago São Miguel, que pertence ao Complexo Dal Bó, e é considerado um ponto crítico à segurança de banhistas, a prefeitura de Caxias do Sul lançou a 17ª Operação Verão Seguro, na tarde desta quinta-feira (21). A ação vai até o dia 20 de março de 2024.

A campanha anual, coordenada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com atuação do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal (GM), busca conscientizar a população sobre os riscos de vida ao nadar em represas e demais locais impróprios para banho, principalmente durante a estação mais quente do ano. Atividades de caça e pesca também são ilegais nestes lugares.

Em 2022, 1.264 pessoas foram abordadas nas áreas de represas do município. Ao todo, foram realizadas 2.117 rondas por meio da operação. O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, anunciou que está em andamento um processo licitatório para locação de um contêiner que abrigará servidores da GM em um ponto fixo para vigilância no Lago São Miguel.

Presente no encontro, o subcomandante do 5° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), major Márcio Batista, destacou a importância da prevenção, salientando, inclusive, o cuidado redobrado que se deve ter com crianças nestes ambientes. O lago do Complexo Dal Bó, por exemplo, atinge uma profundidade de 27 a 30 metros, segundo o Samae.

“A mensagem do Corpo de Bombeiros nessa operação é a prevenção. Use as áreas de lazer adequadas, busque áreas para banho que haja cobertura de segurança, que seja próprio para banho e nunca utilize essas áreas que estão identificadas como risco para se banhar ou para fazer atividades aquáticas”, reforçou o subcomandante.

Capitão da 1ª Companhia do 5° BBM, Vinícius Manfio complementou que Caxias não possui nenhuma área apropriada para banho, e que cada uma possui o seu risco específico.

“Rio Caí e Rio das Antas são rios que, de forma reiterada, vem tendo óbitos em todos os verões, inclusive fora da época. A gente ressalta que, não só aqui no Complexo Dal Bó, mas em todas as áreas onde as pessoas vão, tenham cuidado para que não se coloquem em risco. Água sempre pela cintura, criança no máximo a um braço de distância, porque trata-se de um ambiente perigoso”, finaliza o capitão Manfio.

Após a solenidade, bombeiros e guardas ambientais fizeram rondas e um reconhecimento da área do lago. Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.