Comportamento

Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos

Ser pai vai além de se ter laços de sangue

Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos. (Foto: Débora Freitas / Grupo RSCOM)
Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos. (Foto: Débora Freitas / Grupo RSCOM)

Ser pai vai além de se ter laços de sangue. É quem cuida, cria, protege e acolhe. Para celebrar a data que homenageia o amor entre pais e filhos, fomos conhecer uma história que é repleta dele.

Denis Emer, de 41 anos, comemora no dia de hoje o seu primeiro dia dos pais. Desde 2020 ele e a esposa estavam na fila do processo de adoção, e quis o destino em fevereiro desde ano, Matheus e Nathan cruzassem o caminho do casal. Eis que a vida ganha mais cor, a palavra família é resinificada e a rotina se transforma.

“Mudou totalmente a minha vida. Hábitos, o dia a dia, coisas que nós não fazíamos como um simples almoço ou jantar, cada um acabava fazendo suas próprias coisas. Hoje a gente almoça e janta na mesa, uma coisa simples, mas não tínhamos costume de fazer” conta Denis.

Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos. (Foto: Débora Freitas / Grupo RSCOM)
Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos. (Foto: Débora Freitas / Grupo RSCOM)

A adoção surgiu como uma alternativa para Denis e a parceira. Juntos a 12 anos, eles sempre tiveram o sonho de ter filhos. Devido a um distúrbio hormonal nos ovários da esposa,  que é caracterizado pela presença de cistos e gera infertilidade, o casal tinha duas alternativas. Pagar um tratamento medicinal que não trazia garantia de sucesso à gravidez ou buscar a adoção.

Denis diz também que quando conheceu os meninos sabia que eles seriam filhos dele. Os pequenos passaram um feriado de quatro dia com o casal, até que veio a notícia que todos mais aguardavam: a guarda havia sido concedida.

No início do mês de agosto foi sancionada a lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. Atualmente, há 205 crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Desde o início do ano, 38 já foram adotadas e 26 estão aptas para o processo de adoção.

O que é ser pai para você?

Conversando com pequenos de 5 anos, logo percebemos que a paixão pelo time alviverde caxiense já foi semeada nos meninos pelo papai. “A sensação é única. Poder trazer eles no parque brincar, levar eles no Jaconi junto comigo. Coisas que eu sempre fazia sozinho, no último jogo tinha neblina e “chuvisqueiro”, eu tive que sair escondido de casa porque eles queriam ir junto. Eu acho que tem muitos tabus ainda que a sociedade tem, mas é muito tranquilo. Se fossem biológicos não seriam tão parecidos comigo, diz Denis com emoção.

Laços de amor: Denis comemora hoje seu primeiro dia dos pais ao lado dos filhos. (Foto: Arquivo Pessoal)

O processo de adoção pode ser difícil em muitos momentos, mas Denis garante que cada parte de processo vale a pena. Comemorando o dia de hoje ao lado dos filhos, ele frisa que “ver o brilho nos olhos deles e poder proporcioná-los uma vida melhor e segura faz toda a diferença na minha vida.”

Laços de amor e trocas sinceras daqueles que nos dão a mão e não a soltam quando mais precisamos. Ser pai é ser herói. Um feliz dia a todos aqueles que nos inspiram e motivam. De longe ou de perto, mas sempre dento do coração.

*Matéria produzida com a colaboração de Luca Roth