Esportes

Juventude só empata com o ABC em casa e se afasta do G4 da Série B

Verdão parou nos 26 pontos e pode ver a distância para os quatro primeiros subir

Com o gol contra o ABC, Nenê assumiu a artilharia do clube
Com o gol contra o ABC, Nenê assumiu a artilharia do clube (Fotos: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)


O técnico Thiago Carpini surpreendeu ao escalar o Juventude para o jogo contra o ABC. Com o recém chegado Fábio Gomes ao lado de Rodrigo Rodrigues, o comandante jaconero tentou algo novo, com dois centroavantes. Mas o esquema não vingou e foi desfeito no segundo tempo. Em campo, o Verdão pareceu nervoso e ficou somente no empate por 1 a 1 com o então lanterna da Série B pela 17ª rodada.

Com um início de jogo de muita posse de bola, o Ju foi surpreendido na etapa inicial com um gol de Fábio Lima. Na segunda etapa, Carpini voltou a mexer na equipe para buscar uma solução. A entrada do jovem Ruan trouxe um pulmão novo para o Verdão, com o camisa 29 sofrendo o pênalti que resultou no gol de empate marcado por Nenê.

O placar igualado no Estádio Alfredo Jaconi frustrou as expectativas dos donos da casa, que esperavam encostar no G4. Agora, o Ju até seis pontos longe do grupo dos quatro primeiros colocados. Já o ABC, ganhou um respiro e saiu da lanterna para a 19ª posição.

ABC surpreende no primeiro tempo

A primeira grande chance foi do Ju. Aos três minutos, Vini Paulista adiantou a marcação e roubou a bola na entrada da área e cruzou. O capitão Nenê chegou sozinho e cabeceou, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, o ABC respondeu. Fábio Lima recebeu na área, tirou a marcação, mas o susto foi afastado pelo goleiro Thiago Couto. Na sequência, os donos da casa passaram a dominar a posse de bola, porém, sem criar grandes chances.

Após um choque entre jogadores do mesmo time, aos 19 minutos, o técnico Allan Aal do ABC foi obrigado a fazer a primeira mudança. O zagueiro Afonso foi substituído por Richardson. Aos 21, enfim o Ju voltou a criar uma boa chance. Após Dani Bolt roubar bola no meio-campo, o capitão Nenê arriscou de fora da área, mas a bola saiu fraca e fácil para Simão.

Enquanto o Juventude trocava passes no setor ofensivo sem objetividade, o lanterna ABC assistia a partida também sem conseguir oferecer riscos a meta defendida por Thiago Couto. Porém, aos 31 minutos tudo mudou. Wallace enfiou por trás da defesa alviverde e Fábio Lima apareceu na cara do goleiro juventudista. O atacante chutou entre as pernas do arqueiro e mandou para o fundo das redes. 1 a 0 para a equipe potiguar. Três minutos depois foi a vez de Júnior Todinho tentar o segundo dos visitantes.

O Ju terminou o primeiro tempo com quase 60% de posse de bola, entretanto, sem conseguir ser efetivo. Foram seis chutes e apenas um no gol. Por outro lado, os visitantes arriscaram três vezes e colocaram uma bola na rede. Fim de primeiro tempo com derrota jaconera.

Artilheiro Nenê empata na etapa final

Mesmo sem ter sido efetivo na primeira etapa, o Juventude voltou com a mesma equipe do intervalo. Aos quatro minutos, os donos da casa reclamaram de um pênalti após a bola desviar no braço de Gedeílson. Porém, a arbitragem não marcou nada. E os primeiros cinco minutos do segundo tempo foram similares ao término do primeiro: Verdão com a bola mas sem criar chances de gol.

O Verdão parecia nervoso em campo com a falta de oportunidades criadas, e começou a errar passes e cometer faltas. Até por isso, aos 16, Carpini mudou três vezes. Entraram Kelvyn, Ruan e Geuvânio nos lugares de Victor Andrade, Fábio Gomes e Alan Ruschel. Ao mesmo tempo, Allan Aal colocou Wallyson, Paulo Sérgio e Evandro nas vagas de Thonny Anderson, Fábio Lima e Júnior Todinho.

Aos 26, Ruan fez bela jogada pela esquerda e foi derrubado dentro da área. Perto da jogada, o árbitro marcou pênalti de Richardson. O capitão Nenê foi para a bola e marcou seu sexto gol com a camisa alviverde, se tornando o artilheiro da equipe na Série B. Após o gol, o ABC fez a sua última troca. Jean Martim entrou para a saída de Wallace.

Com o gol contra o ABC, Nenê assumiu a artilharia do clube (Fotos: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)

Aos 38 minutos Geuvânio desperdiçou grande chance para virar o jogo. Após receber belo passe do centroavante Rodrigo Rodrigues, o camisa 31 chutou por cima do gol. Três minutos depois, Nenê cobrou escanteio e Romércio, sozinho, cabeceou para fora. Cansado, aos 44 o lateral Dani Bolt deu lugar a Luiz Gustavo no Ju. Aos 47, Richardson fez falta em Vini Paulista na entrada da área e foi expulso. Na cobrança, a bola do capitão foi no travessão. Desperdiçando a última chance de virada.

Agora, o Ju volta a campo a próxima terça-feira (18) contra a Ponte Preta em Campinas. O Verdão pode ver ainda a sua distância para o G4 aumentar para seis pontos em caso de vitória dos concorrentes diretos.

Ficha técnica

Juventude

Escalação: Thiago Couto; Dani Bolt (Luiz Gustavo), Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel (Kelvyn); Jadson, Vini Paulista, Nenê e Victor Andrade (Ruan); Fabio Gomes (Geuvânio) e Rodrigo Rodrigues.

Gol: Nenê

Cartões amarelos: Ruan

ABC

Escalação: Simão; Gedeílson, Afonso (Richardson), Genílson e Romário; Wallace (Jean Martim), Jean Patrick, Matheus Anjos e Thonny Anderson (Wallyson); Fábio Lima (Evandro) e Júnior Todinho (Paulo Sérgio).

Gol: Fábio Lima

Cartões Amarelos: Wallace, Gedeílson

Cartão Vermelho: Richardson