O Juventude perdeu a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho Sub-20. Atuando no estádio Alfredo Jaconi, a equipe de Filipe Dias foi superada pelo Grêmio pelo placar de 5×2, na tarde de sábado (12). Os gols da equipe alviverde foram de Vitor Gonçalves e Da Rocha. Já Rubens, Cheron, Viery e Pedro Clemente (duas vezes), fizeram para o time da capital.
A partida de volta será no domingo (20), no CT Hélio Dourado. O Ju terá que vencer por quatro gols de diferença para ficar com o título. Um resultado positivo por três de vantagem leva a decisão do campeão para os pênaltis.
O jogo
A partida começou com ritmo intenso. A primeira tentativa do Ju foi de Vitor Gonçalves, em chute de fora da área, que desviou na marcação e saiu pela linha de fundo em escanteio. O Grêmio abriu o placar aos dois minutos, com chute de Rubens, no ângulo de Ronald. A resposta alviverde foi com a conclusão de Tomi Monteriori, de fora da área, que Cássio defendeu. Aos 21, Pedro Clemente converteu a cobrança de pênalti e ampliou no Alfredo Jaconi.
Quatro minutos depois, Cheron aproveitou rebote da bola que tocou na trave e fez 3 a 0 para o time visitante. Em chute de fora da área o Grêmio marcou, com Viery, aos 37. Aos 41, Luiz Felipe fez o cruzamento e a bola bate no braço do marcador. Na cobrança de pênalti, Vitor Gonçalves chutou no ângulo de Cássio e descontou para a equipe alviverde. Na última tentativa do primeiro tempo, Tomi Montefiori arriscou e a bola passou por cima.
Na etapa complementar a equipe de Filipe Dias começou pressionando e marcou logo no segundo minuto, com chute forte de Da Rocha que Cássio não conseguiu defender. O adversário marcou no minuto seguinte, com o artilheiro do Estadual Pedro Clemente, aproveitando cruzamento do lado direito.