Caxias do Sul

Juventude lança o projeto “virando o jogo” no bairro Jardelino Ramos, em Caxias

Foto: Arthur Dalegrave
Foto: Arthur Dalegrave
Foto: Arthur Dalegrave

O Esporte Clube Juventude lançou nesta semana o projeto “Virando o Jogo” em parceria com o Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos. O objetivo é proporcionar às mais de 120 crianças atendidas pela entidade as mesmas condições dos demais alunos da Escola de Futebol do clube, oferecendo a elas estrutura física e de profissionais para a prática de atividades esportivas ligadas ao futebol.

O evento de apresentação ocorreu na última segunda-feira (26), na sede do Centro Jardelino Ramos, e contou com a presença do diretor geral de marketing Mauro Trojan, dos diretores Raul Segalla e João Pizzamiglio, dos atletas Eltinho e Dalberto, do treinador Marquinhos Santos e de Fábio Pizzamiglio, presidente da entidade. Na ocasião, as crianças puderam conhecer tudo sobre o projeto, tiraram fotos, conversaram abraçaram carinhosamente os atletas.

O Centro Cultural Jardelino Ramos atende crianças e adolescentes dos seis aos quinze anos em vulnerabilidade social, em turno oposto à escola. As atividades culturais e recreativas realizadas no centro educacional têm como objetivo oferecer oportunidades a jovens que muitas vezes encontram-se às margens da sociedade.

E para que esse trabalho seja realizado com excelência, o Jardelino Ramos conta com profissionais capacitados e dispostos a fazer a diferença. Entre as atividades estão: computação, capoeira, dança, teatro, reforço escolar e técnicas circenses. Essas atividades são realizadas em salas de aula e espaços multiuso que foram recentemente reformadas para oferecer a melhor estrutura possível aos jovens.

Agora, além de todas essas atividades, os jovens vão fazer parte da Escola de Futebol do Juventude. Todas as segundas-feiras, um ônibus do Verdão buscará os alunos no Centro Jardelino Ramos e as levará ao CFAC (Centro de Formação de Atletas e Cidadãos), onde terão a oportunidade de participar dos treinos elaborado pelos professores do clube. Além disso, o Juventude disponibilizará os uniformes de treino personalizados com a marca do “Virando o Jogo”.

Fábio Pizzamilgio, presidente do Centro Cultural Jardelino Ramos, ressaltou a importância dessa parceria para a formação desses jovens. “Para o Jardelino é uma honra firmar essa parceria que se inicia com o Esporte Clube Juventude. Através dela, vamos proporcionar às 120 crianças e jovens da entidade um dos reconhecidos pilares formadores de cidadãos, que é o esporte. Pudemos sentir a alegria e gratidão de todas as crianças já na apresentação do projeto, com seus olhos brilhando podendo ver seus ídolos e sabendo que estarão se divertindo ao lado deles. Nosso muito obrigado ao Juventude por olhar com caridade para nossa entidade e ao futuro de nossas crianças”.

Diretor de eventos do clube, e idealizador do projeto Raul Segalla destacou a importância da parceria para o Juventude e para os jovens do Jardelino. “Para o clube, é de extrema importância estar integrado com a sociedade, se tornando um exemplo na formação de cidadãos. Nós visamos isso, a formação do cidadão através do esporte, por isso vamos levar essas crianças e adolescentes ao CT, onde eles realizarão diversas atividades. Essa inclusão é fundamental na formação desses jovens. Além da prática esportiva, pretendemos leva-los a diversos segmentos culturais da nossa cidade, a fim de promover essa integração”, explicou.