Esportes

Juventude é derrotado pelo Vila Nova e perde chance de entrar no G4 da Série B

Verdão, que teve o técnico Thiago Carpini expulso, foi superado por 2 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi

Fábio Gomes assumiu a titularidade no ataque
Derrota para o Vila Nova pôs vim na invencibilidade do Verdão (Fotos: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)

Após 35 minutos de atraso para o início da partida devido à neblina em Caxias do Sul, o Juventude perdeu por 2 a 0 para o Vila Nova na noite fria desta segunda-feira (7). Com 36 pontos, o time caiu para o sétimo lugar e viu o sonho de ingressar no G4 da Série B ir embora. Já o colorado de Goiás ingressou no grupo dos quatro primeiros. O revés também colocou ponto final na invencibilidade de oito jogos do Verdão.

Na etapa inicial, o Ju teve mais posse de bola e empilhou chances, mas não conseguiu marcar. No segundo tempo, em duas investidas, Igor Henrique e Danilo Boza deram a vitória para o Vila Nova. Aos 12 minutos da etapa final o técnico Thiago Carpini foi expulso, o que gerou muita revolta dos torcedores.

Agora, o Juventude volta a campo no próximo domingo (13), às 15h45min. Na oportunidade, visitará o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O time não depende mais de si para ingressar no G4 da Série B.

Ju pressiona mas não marca no primeiro tempo

O atraso para o início da partida não impediu o ímpeto do Juventude, que teve a primeira chance logo aos três minutos quando Tite tabelou com Nenê e rolou para Fábio Gomes dentro da área. Na finalização, o centroavante mandou para fora. Aos 10, Alan Ruschel criou pela esquerda e cruzou, a bola sobrou para o lateral-direito Reginaldo, que chutou mascado e para fora. Início forte da equipe de Thiago Carpini.

Aos 14 minutos o atacante Tite infiltrou após toque de Fábio Gomes e caiu dentro a área. O time do Juventude reclamou de pênalti. Mesmo com todo o protesto, o árbitro não foi ao VAR para consultar. Um minuto depois, o meia Matheus Vargas arriscou chute forte de fora da área, e a bola explodiu no travessão. Até os 20 minutos o Verdão empilhou chances mas não conseguiu furar a meta de Dênis Júnior.

Matheus Vargas voltou a ser titular
Tite foi destaque no primeiro tempo

E o goleiro do Vila se tornou personagem aos 26. Após cobrança de falta e toque de Danilo Boza, Zé Marcos chegou cabeceando para um milagre do arqueiro colorado. Aos 31 novamente Dênis Júnior impediu o Verdão de tirar o zero do placar. O volante Jean Irmer arriscou de fora para mais uma bela defesa. Enquanto os donos da casa criavam, os até os 35 os visitantes sequer assustaram Thiago Couto.

Mesmo com mais de 60% de posse de bola e sete chutes, o Juventude não conseguiu abrir o placar na primeira. Assim, o jogo foi para o intervalo em 0 a 0.

Vila Nova é efeito e leva o jogo na etapa final

Logo aos cinco minutos do segundo tempo o Vila Nova abriu o placar. Após cruzamento de Lourenço, Igor Henrique cabeceou para o gol. Essa foi a primeira chegada da equipe goiana em toda a partida. Mesmo com os protestos do Juventude de um possível impedimento, após quatro minutos de checagem no VAR o gol foi confirmado. 1 a 0 para o colorado.

Para protestos do Alfredo Jaconi, aos 12 minutos o árbitro expulsou o técnico Thiago Carpini com dois amarelos seguidos por reclamação. No mesmo lance o Marquinhos Santos, técnico do Vila Nova, também levou amarelo. E, no lance seguinte, novamente Lourenço cruzou na área em cobrança de escanteio e Danilo Boza marcou contra. 2 a 0 Vila Nova. Logo após o segundo gol Victor Andrade e Erick Farias entraram nos lugares de Fábio Gomes e Jean Irmer. Verdão irreconhecível no segundo tempo.

Com a expulsão do comandante alviverde e as demoras para assinalar do árbitro, a torcida do Ju foi subindo o tom dos protestos nas arquibancadas do Alfredo Jaconi. Com os 2 a 0 contra, o Verdão encontrava dificuldades para furar a defesa do colorado. E, percebendo isso, aos 30, o auxiliar Caio Gilli colocou Robertinho no lugar de Tite. Na sequência, Cristiano substituiu Hernique Almeida no time goiano.

Aos 35, Caio colocou Mandaca e Kelvyn nas vagas de Matheus Vargas e Alan Ruschel. Muito modificado, o Ju perdeu suas características e não conseguiu oferecer risco. Aos 42, Marquinhos Santos fez três trocas. Neto Pessoa, Lourenço e Guilherme Parede saíram para as entradas de Luciano Naninho, Juan Christian e Gustavo Maia.

Nem mesmo os 10 minutos de acréscimos foram suficientes para os donos da casa marcarem. A derrota dentro de casa colocou um ponto final da invencibilidade que durava oito jogos.

Ficha técnica

Juventude

Escalação: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel (Kelvyn); Jean Irmer (Erick Farias), Matheus Vargas, Vini Paulista (Mandaca) e Nenê; Tite (Robertinho) e Fábio Gomes (Victor Andrade).

Cartões amarelos: Jean Irmer, Thiago Carpini

Cartão vermelho: Thiago Carpini

Vila Nova

Escalação: Dênis Júnior; Léo Duarte, Doma, Rafael Donato e Rodrigo Gelado; Ralf, Igor Henrique (Sousa) e Lourenço (Juan Christian); Guilherme Parede (Gustavo Maia), Neto Pessoa (Luciano Naninho) e Henrique Almeida (Cristiano).

Cartões amarelos: Igor Henrique, Lourenço, Marquinhos Santos, Gustavo Maia

Gol: Igor Henrique, Danilo Boza (contra)