
No duelo serrano da penúltima rodada do Campeonato Gaúcho, deu Papo. O Juventude se impôs, venceu o Esportivo por 3 a 1 e manteve a esperança na classificação para a próxima fase. Já o Esportivo se afundou no z-2 e dependerá de resultados paralelos para seguir na primeira divisão em 2024.
Com o empate não interessando a ninguém,a partida se mostrou ofensivamente interessante desde o início. Logo aos 9 os visitantes abriram o placar com David, aproveitando falha do goleiro Copetti. O Esportivo mostrou que não cederia os pontos facilmente ao empatar com Márcio Lima, aos 23. Aos 30, porém, o Juventude voltou à frente com Walce subindo sozinho e marcando de cabeça.
Após pressionar no final do primeiro tempo, o Alviazul pareceu ter perdido as forças na segunda etapa. A equipe de Bento Gonçalves chegou a ter um gol anulado, aos 40 minutos, mas não conseguiu marcar o gol de empate. Já o Juventude, que buscava marcar mais gols, conseguiu com Daniel Cruz, aos 44.
Com o resultado, o Esportivo não dependerá apenas de si para escapar do rebaixamento. Terá de vencer o Internacional, em Porto Alegre, e, da mesma forma, torcer contra o São Luiz e o Novo Hamburgo.
Por fim, o Juventude manteve a esperança de classificação, ao somar 14 pontos. O Papo tem três pontos e cinco gols a menos de saldo que o Caxias, que abre a zona de classificação. Consequentemente, na última rodada terá de vencer o Brasil e secar o rival, que enfrentará o Avenida em Santa Cruz.