Depois de dois dias de julgamento no Fórum de Lagoa Vermelha, a justiça divulgou a sentença condenatória dos réus que confrontaram com policiais militares, em uma ocorrência registrada em março de 2016.
Neste júri, três réus foram julgados. O júri dos indiciados teve início na manhã desta segunda-feira,15/08 e encerrou na noite desta terça-feira, 16. Ainda relacionado a esse fato, em outro processo que tramita, mais três réus estão envolvido e irão a julgamento em data a ser definida.
Relembre o crime
Na manhã de sábado, 5 de março de 2016, a Brigada Militar prendeu uma quadrilha, que fez seis pessoas reféns durante um assalto a uma propriedade rural em Esmeralda. Foram mais de 10hs de cerco policial depois do crime, que ocorreu por volta das 18h30min da sexta-feira (04), na localidade de Santa Terezinha. O grupo saqueou duas residências e fugiu levando pertences dos moradores e um veículo Toyota Hilux.
Por volta das 22h da sexta-feira, o veículo roubado foi localizado em Capão Bonito do Sul, onde houve confronto com policiais. Quando os criminosos se depararam com as barreiras da BM efetuaram vários disparos e houve troca de tiros entre bandidos e a polícia.
Os assaltantes abandonaram o carro e se embrenharam em matas da região, obrigando o cerco policial a se estender pela madrugada. O grupo foi localizado por volta das 7h da manhã do sábado, em Lagoa Vermelha. Além das prisões, a Brigada Militar recuperou objetos e o veículo roubado e, ainda apreendeu armas, munições e coletes balístico.
Após as prisões, a Polícia Civil deu sequência ao caso com a instauração de inquérito policial e o indiciamento dos envolvidos, sendo 6 pessoas indiciadas. O inquérito tramitou e foi remetido ao Poder Judiciário. Após 6 anos de tramitação o júri de três dos indiciados foi realizado.
Eles foram condenados pelos crimes de tentativa de homicídio contra quatro policiais militares, roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. O resultado da sentença foi o seguinte: um dos criminosos foi condenado a 71 anos, outro a 70 anos e 6 meses, e um terceiro á 49 anos e 6 meses. Outros três indiciados aguardam julgamento.