Esportes

Judoca Marcelo Casanova disputará as Paralimpíadas de Paris 2024

Atleta de 20 anos, que representa o Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, será um dos cabeças de chave da sua categoria

Judoca Marcelo Casanova disputará as Paralimpíadas de Paris 2024
Foto: Marcelo Rocha/Recreio da Juventude


O atleta Marcelo Casanova, 20 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de Judô que disputará as Paralimpíadas de Paris 2024. A categoria de Casanova, que representa o Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, será realizada no feriado da Independência do Brasil, o penúltimo dia da competição, que vai de 28 de agosto a 8 de setembro.

Ele é o atual quarto colocado no ranking mundial da categoria meio-pesado (-90kg) na classe J2 — para atletas com definição de imagens. O judoca passou por três anos de adaptação e evolução no esporte paralímpico. Com alto grau de déficit visual, ocasionado pelo albinismo, competiu no judô convencional até o fim da década passada, sendo convocado para a Seleção Brasileira de base.

Após a mudança para o Judô Paralímpico, Casanova logo ingressou nas principais competições mundiais, se sagrando campeão Pan-Americano da modalidade, em 2022, repetindo o topo do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. Também no ano passado, o atleta conquistou medalha de bronze nos Jogos Mundiais da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), o principal evento do judô paralímpico antes dos Jogos de Paris.

“É a realização de um sonho. É um orgulho muito grande poder representar o Brasil, mas também saber que represento o Rio Grande do Sul, Caxias do Sul e o Recreio da Juventude, onde construí minha história dentro do esporte e como cidadão”, afirmou o atleta.

Casanova será um dos cabeças de chave da sua categoria em Paris por conta do bom ranqueamento conquistado. Com isso, evitará um enfrentamento contra o top 3 logo nas fases iniciais.

“Quem chegou lá, fez por merecer, não vai ter luta fácil. Tem que respeitar os adversários, mas impondo meu estilo. Sei o quanto eu me dediquei para conseguir a vaga e o quanto vou lutar  para buscar uma medalha”, disse o judoca.