Comportamento

Jornalista Paulo Cancian morre em Caxias do Sul

Jornalista Paulo Cancian morre em Caxias do Sul

O Jornalista Paulo Renato Marques Cancian morreu nesta quinta-feira (20) em Caxias do Sul. Conhecido pela imensa contribuição na área da comunicação, Cancian tinha 67 anos e estava internado no Hospital Geral para tratar complicações causadas pelo diabetes.

Nascido em Passo Fundo, Cancian teve uma notável contribuição para a comunicação caxiense. Em 1969, ingressou na Rádio Caxias, como locutor noticiarista. Também atuou como repórter e redator nas rádios Difusora Caxiense e São Francisco. Exerceu a função de comentarista esportivo na RBS TV, Rádio São Francisco, TV Guaíba, UCS TV, Rádio Universidade FM e Rádio Caxias AM. Na década de 1980, participou da implantação do jornal Pioneiro diário e foi o seu editor e diretor.

Em 1993, fez parte da implantação do semanário Correio de Farroupilha. Em 1998, assumiu a Coordenação de Comunicação Social da UCS e da UCS TV. Cancian também participou da luta pela concessão das Rádios FM Educativas da UCS em Vacaria, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, além da rádio comunitária da Universidade, que presidiu até 2010.

Também foi Presidente do Diretório Acadêmico PIO XII da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UCS, delegado local do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul. Na Festa da Uva, atuou como vice-presidente de comunicação da Comissão Comunitária, nos anos de 1998, 2000 e 2010, e como assessor especial da Presidência para Assuntos de Comunicação da Festa da Uva 2012.

Em 2017, Cancian atuou como chefe de comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.