Ocorre nesta sexta-feira (15), a 19ª Jornada da Viticultura no salão paroquial de Flores da Cunha. O tema deste ano será ‘Cenários para uma viticultura de referência’. A expectativa é que mais de 400 produtores participem do evento, que tem por objetivo levar informações atualizadas ao setor, ao mesmo tempo que debate as novas opções de tecnologia para as videiras e as potencialidades de novas cultivares. A entrada é gratuita e o almoço por adesão. Os produtores podem se inscrever online pelo facebook.com/jornadavitícola ou junto aos seus STRs.
“Esse é o maior evento ligado aos produtores de uva do país e o objetivo dele é de repassar informações, de avaliar, de planejar o setor e motivar os produtores para que o setor se desenvolva cada vez mais, integrar os produtores, trocar experiências. Enfim, é um momento ímpar, aonde vamos receber em torno de 300 a 400 viticultores de vários municípios aqui da nossa região, que produz 90% da uva produzida no país.” relata Olir Schiavenin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores, Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.
Nessa 19ª edição, duas palestras estão programadas. A primeira tratará sobre ‘Novas opções de tecnologia de aplicação para manejo da videira’ e será ministrada pelo Dr. em Engenharia Agrícola e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Otávio Dias da Costa Machado, e pelo Dr. em Fitotecnia e professor do IFRS, Marcus André Kurtz Almança. Os palestrantes estarão acompanhados dos produtores Adelino e Tiago Locatelli, associados da Cooperativa Aurora e case de produção.
Na sequência, haverá a palestra ‘Características, manejo e potencialidades das cultivares de suco BRS’, ministrada pela Dra. em Ciências Biológicas, pesquisadora da Embrapa – Uva e Vinho e coordenadora do Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, Patrícia Silva Ritschel, e pelo técnico em Viticultura e Enologia da Embrapa – Uva e Vinho, Roque Antônio Zilio. Haverá degustação das bebidas. A programação inclui ainda exposição de fornecedores e parceiros do setor agrário.
“Eu acredito que o encontro, a jornada, ela tem um conteúdo muito importante, muito interessante, e todos os produtores que participarem, com certeza vão sair com mais conhecimento, com mais informações. O produtir já sabe bastante, mas sempre temos algo a aprender, porque a pesquisa não para, as inovações elas acontecem e nós devemos acompanhar e ver o que existe de mais moderno para que a gente possa melhorar a nossa produtividade e a nossa qualidade das uvas, que já é excelente, e obter uma melhor rentabilidade. Então é isso que nós queremos, integrar o produtor, aproximar ele, trocar ideias, passar informações e fazer com que os produtores se conscientizem cada vez mais da importância da gente estar unido, da gente buscar conhecimento para ser mais eficiente na atividade”, relata Olir Schiavenin.
A Jornada Vitícola é organizada pela Comissão Interestadual da Uva com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha, do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, da Uvibra Consevitis-RS, da Embrapa – Uva e Vinho, do IFRS, da Fecovinho, da Emater-RS, do Senar, da Fetag e da Fetraf. Tem patrocínio do Sicredi e apoio da Franzoni Máquinas Agrícolas, Seg Energy – Energia Solar, Blue Bird – Equipamentos Italianos, DG Agro – Produtos para Irrigação, Sabiá – Coberturas Agrícolas, Passin Máquinas e Implementos Agrícolas, Agropro, Florença Agro e Tramontini – Tratores e Implementos.
Última edição da Jornada Vitícola foi realizada em 2018, em Bento Gonçalves.