Foto: Samuel Rodrigues
Foto: Samuel Rodrigues

Os distritos de Vila Oliva e Vila Cristina recebem duas etapas dos Jogos Coliniais 2026. As atividades reúnem os moradores nos campos de futebol das respectivas comunidades. As atividdades resgatam costumes do cotidiano rural e integram a programação da 35° edição da Festa da Uva.

Nos sábado, os jogos acontecem a partir das 15h30, em Vila Oliva. Já no domingo, no mesmo horário, é a vez de Vila Cristina receber as competições.

Ao longo das etapas, os participantes poderão disputar 12 modalidades, inspiradas em atividades típicas dos imigrantes italianos e do meio rural. Entre elas estão provas de habilidade, como corrida de carriola, arremesso de queijo e jogo da panócia; desafios tradicionais, como fazer bigoli, debulhar milho e amassar uvas com os pés; além de atividades infantis.

A rainha Elisa D’Mutti e as prinicesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva, acompanhadas pelas embaixatrizes da festa, devem marcar presença nas etapas, interagindo com o público e acompanhando as provas.

Viés solidário

A equipe vencdora dos Jogos Coloniais ganahrá um prêmio de R$ 10 mil que será destinado a uma escola municipal ou estadual da comunidade representada. A grande final deve ocorrer no dia 3 de março, em frente à Catedral Diocesana Santa Tereza, na rua Sinimbú.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local, pouco antes do início das provas. Em caso de chuva, as etapas serão reagendadas, com nova data a ser divulgada.

A 35° Festa Nacional da Uva ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março, celebrando os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e os 95 anos da própria festa.