O Jardim Botânico de Caxias do Sul (JBCS) completa 30 anos nesta quarta-feira (7). O espaço desempenha papel essencial na conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais, contribuindo para a propagação e difusão cultural-educativa dos conhecimentos relacionados à biologia das espécies vegetais, de sua interação com os demais elementos dos ecossistemas e seus usos pelas populações humanas. A criação da área foi oficializada em 1992, com a promulgação da Lei 3.926.
Jardim Botânico Armando Alexandre Biazus
Quase um ano após a abertura, o espaço passou a chamar-se Jardim Botânico Armando Alexandre Biazus. Outros marcos legais de destaque cunhados ao longo das três décadas de existência do local incluem a ratificação do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, sob Lei 4.720, de 10 de outubro de 1997, e a criação da Associação Jardim Botânico de Caxias do Sul, Lei 6.464, de 17 de setembro de 2003, que tem como sócias-fundadoras a Prefeitura de Caxias do Sul, a Fundação Universidade de Caxias do Sul, e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (SAMAE). As três entidades, de forma coletiva, viabilizaram a plena implementação e gestão do Jardim Botânico.
Atualmente o Jardim Botânico representa um patrimônio histórico, cultural e sobretudo natural do município, servindo de referência para o desenvolvimento da pesquisa científica dos recursos naturais da região e também de atividades educativas da redes pública e privada de ensino.
Oportunidades de lazer e aprendizado
O Jardim Botânico conta com uma grande variedade da fauna e flora, trilhas para exploração e conhecimento do local, um cactário com diversas espécies de cactos e suculentas, o Jardim de Lineu e a Escola Botânica, local de realização de atividades didáticas.
O Jardim Botânico de Caxias do Sul está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 19h. Quem tiver interesse nas visitas guiadas pode agendar fazer o agendamento pelo telefone (54) 3901-1445 (ramal 9200) ou pelo e-mail [email protected]. O roteiro é disponibilizado duas vezes ao dia: uma pela manhã, às 8h30, e outra à tarde, a partir das 14h – dependendo das condições climáticas.
A atividade tem por objetivo incentivar a população, através de trilhas e explicações, a compreender a importância das plantas para a manutenção da vida em qualquer meio. O público-alvo são escolas e comunidade em geral, mediante análise.