A primeira-dama Janja Lula da Silva saiu nesta sexta-feira (21) para fazer compras em uma loja de luxo em Lisboa, Portugal, para onde viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma série de agendas. Janja escolheu a butique Zegna, uma grife masculina em uma das regiões mais caras da capital portuguesa. Os preços de peças como camisas e malhas podem ultrapassar R$ 5 mil em valores convertidos.
Cercada por jornalistas brasileiros que cobrem a visita presidencial, a primeira-dama não comentou o que comprou, mas saiu com uma sacola da loja. A assessoria da primeira-dama informou que ela comprou uma comprar uma gravata para Lula após um imprevisto e que não foi usado cartão corporativo, mas recursos próprios.
A ida a uma loja de luxo após a polêmica em relação ao comércio eletrônico de grifes asiáticas fez com que opositores criticassem Janja nas redes sociais. A deputada Carla Zambelli (PL-SP), por exemplo, chamou a primeira-dama de “vergonha nacional” ou “internacional”.
Oficialmente, Lula não tem agendas em Portugal nesta sexta. No sábado, ele participa da cerimônia de boas-vindas com honras militares na Praça do Império. Depois, vai à cerimônia de deposição floral junto ao túmulo de Camões e visitará a Igreja e os Claustros do Monteiro dos Jerônimos.
A principal, agenda, com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, deve acontecer no final da manhã, no horário de Lisboa, com quatro horas de fuso horário em relação à Brasília. Lula deve fazer uma declaração à imprensa no início da tarde, antes de se encontrar com o primeiro-ministro português António Costa na XIII Cimeira Luso-Brasileira e depois em uma reunião privada e do evento propriamente dito. Lula também assinará atos com as autoridades portuguesas. O petista deve passar por Portugal e Espanha até quarta-feira (26), quando volta ao Brasil.
Fonte: O Tempo