Comportamento

Janeiro Branco: um incentivo para falar sobre emoções e sentimentos

Em Garibaldi, roda de conversa abordará Saúde Mental e Família na próxima terça-feira (25)

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)
(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

Como anda sua cabeça nos últimos tempos? Você sabia que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país do planeta com maior número de ansiosos e o segundo maior das Américas em depressão? São cerca de 12 milhões de brasileiros diagnosticados com depressão e 20 milhões que lutam conta a ansiedade.

Esse panorama da saúde mental mostra que é fundamental conversar sobre o tema, ainda mais em tempos de pandemia. As mudanças ocorridas por conta da Covid-19 trouxeram a tona sentimentos de angustia, medo e incerteza que não escolhem idade, sexo ou classe social. Inclusive, este é o mês dedicado as questões relacionadas à saúde emocional através do Janeiro Branco, que está na sua nona edição e trás como tema para 2022, “O mundo pede Saúde Mental”.

Conforme a Psicóloga e coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários Garibaldi, Renata Rigon Cimadon, a tensão gerada  pelos últimos acontecimentos pede um olhar de atenção aos transtornos mentais. Desta forma, a campanha do Janeiro Branco também tem como objetivo incentivar as pessoas a investirem tempo para cuidarem de suas emoções. A psicóloga explica que o primeiro passo para uma vida com mais saúde emocional é investir no autoconhecimento.

“A campanha convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental, para gerar conscientização e combater tabus. As ações buscam estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer atenção e cuidados.”, destaca a psicóloga.

Integrando a programação, a Parceiros Voluntários de Garibaldi, vinculada à Associação de Pequenas e Médias Empresas e a Associação dos Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi (Ser PSI) promovem na próxima terça feira (25), das 18h às 19h, uma roda de conversa com o tema “Janeiro Branco – Saúde Mental e Família”, no auditório da Apeme. O encontro será mediado pelas psicólogas Nelize Volken e Renata Rigon Cimadon e terá como convidada a psicóloga Marta Chies Cousseau.

O evento é aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (54) 3462-2755 ou (54) 99970-5622 (WhatsApp) ou ainda através do e-mail [email protected]. Haverá espaço para perguntas.