No início deste ano, a comunidade garibaldense direcionou sua atenção à saúde mental. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da SER Psi e Fisul, realizou atividades alusivas ao Janeiro Branco, campanha que visa estimular a ir além da saúde física e se dedicar ao equilíbrio da mente.
O trabalho de conscientização também contou com uma caminhada, em que os participantes, vestidos de branco, distribuíram material informativo e chamaram a atenção da comunidade para a causa.
Para concluir a programação, os psiquiatras da SMS César Reichert e Verônica Lazzari ministraram duas palestras na última terça-feira (29), abordando o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, explicando como pequenas ações do dia a dia auxiliam para o equilíbrio mental.
Exercícios físicos, vivência com amigos e família, saber dizer não, afastar-se do que não traz benefícios, saber lidar com o estresse presente na rotina, aprender com os erros, não se prender ao passado e ter objetivos realistas para não ter frustrações foram algumas das orientações dos médicos.
O equilíbrio psíquico combate muitos dos maiores problemas de saúde emocional, como depressão, suicídio, agressividade, ansiedade, medos, drogadição, alcoolismo e comportamentos compulsivos