Comportamento

Janeiro Branco alerta para a importância da saúde mental

Os psicólogos  Eliani, Bernardo Misturini e Kelin falam sobre o Janeiro Branco (Foto: Lilian Donadelli)
Os psicólogos Eliani, Bernardo Misturini e Kelin falam sobre o Janeiro Branco (Foto: Lilian Donadelli)

Garibaldi e Carlos Barbosa integram a campanha Janeiro Branco, que alerta sobre a importância da saúde mental. Durante este mês, os dois municípios realizam ações por meio da Secretaria de Saúde desenvolvidas com o apoio da SerPSI, uma associação formada por profissionais e estudantes de Psicologia.

Em sua 6ª edição, a Campanha tem como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. A ideia, lançada em 2014 na cidade de Uberlândia (MG), contagiou o Brasil inteiro com o objetivo de difundir o conceito ampliado de saúde mental e emocional, como um estado de equilíbrio, sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade.

Em entrevista à Rádio Serrana 106.1 FM nesta segunda-feira (14), os psicólogos e integrantes da SerPSI Bernardo Misturini, Eliani Inês Lanzarini e Kelin Piacentini Milani falaram sobre o tema, que precisa der desmitificado e tratado com seriedade pela sociedade. Confira!

Integrando o movimento, Garibaldi realizara neste sábado (19) uma caminhada com saída em frente a Praça Loureiro da Silva, a partir das 16h, visando chamar atenção da população para a causa. Dia 29, será realizada palestra gratuita sobre a temática, no auditório da Fisul, às 19h30, onde toda comunidade é convidada a participar para se informar sobre os cuidados com a saúde emocional.

Também haverá uma palestra sobre o tema direcionada aos profissionais da saúde, no mesmo dia, no auditório do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h, a partir das 15h, com os psiquiatras César Reichert e Verônica Lazzari.

Em Carlos Barbosa, nesta quinta-feira (17), das 16 às 18h, haverá ações alusivas à campanha na rua Coberta. Serão disponibilizados espaços de orientações sobre saúde mental, psicologia, nutrição, farmácia, ioga e relaxamento, além de orientações de como procurar ajuda e dos serviços ofertados no Município. Já a mobilização com caminhada será no dia 26.