O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha, Juliano Tofolo, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM, nesta segunda-feira (05), sobre a retomada econômica na cidade com o andamento da vacinação contra a Covid-19. Tofolo diz que principalmente o setor de atacado tem tido uma “quase normalidade” nas suas vendas.
Apesar de ainda não ser o melhor momento do comércio, o presidente tem boas perspectivas para os próximos meses e já fala em luz no fim do túnel. A chegada do frio tem auxiliado com as vendas das malhas, um dos carros chefes do comércio farroupilhense.
“A gente já está vendo uma luz no fim do túnel, aos poucos está melhorando. Estamos vendo os shopping de atacados que já estão com uma movimentação muito boa. Mas o setor de lojas presenciais, de varejo, ainda está um pouco lento. Mas estamos positivos quanto a isso com uma melhora para o segundo semestre”, disse.
Ele lembrou que a campanha de testagem promovida pela entidade trouxe uma segurança tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Segundo o presidente, com os baixos números de casos positivos durante a testagem, a campanha fortificou a ideia de que o comércio não pode mais ser fechado e pagar a conta da pandemia.
Tofolo também fez projeções para o ano de 2022.
“Esse ano ainda alguns economistas falam que há uma expectativa de alta de 3,7%. No ano passado a queda foi de 4.1%, então ainda a gente está se equilibrando. Mas para o ano que vem as projeções são melhores ainda. Alguns ainda, obviamente, irão seguir alguns protocolos, mas teremos uma segurança melhor no nosso comércio e para os consumidores e estaremos próximos a uma normalidade a partir do ano que vem”.
Em Farroupilha, conforme dados do Governo do Estado, mais de 28 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa cerca de 39% da população. Já a segunda dose, alcançou, no começo desta semana, o patamar de 10.213 doses aplicadas, o que representa cerca de 14% da população da cidade.