Comportamento

Ivane Fávero recebe o mérito de Embaixadora do Vinho na Itália

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Da Serra Gaúcha para o mundo, a presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur e consultora em turismo, Ivane Maria Remus Fávero, recebeu no início do mês de junho, o mérito de Embaixadora do Vinho, pela Associazione Nazionale Città del Vino. A cerimonia ocorreu durante a Assembléia Nacional da Associação na cidade italiana de Frascati.

“Foi com certeza um dos momentos mais emocionantes da minha vida e sinto que isso traz benefícios para toda a vitivinicultura e para o enoturismo brasileiro, ter meu trabalho em prol do desenvolvimento destes setores tanto na América Latina quanto na Europa, reconhecidos e homenageados, me enche de alegria, mas o que realmente me emocionou foi voltar para a terra dos meus antepassados e ver todo esse retorno, agora com um papel de contribuição a terra mãe”, destaca Ivane.

Natural de Santa Tereza, Ivane recebeu o título de cidadã garibaldense em 2017. A entusiasta do vinho, também é ex-secretária municipal do Turismo e Cultura de Garibaldi e Bento Gonçalves.

Associazione Nazionale Città del Vino

A Associazione Nazionale Città del Vino foi fundada por 39 prefeitos de cidades italianas, em 1987, motivados pela necessidade de um ‘renascimento’ do vinho italiano. Em 1988, a associação elaborou o Plano Diretor da Vila do Vinho estabelecendo dois importantes conceitos: a vinha é parte fundamental da paisagem e por isso todas as áreas agrícolas envolvidas no caso devem usá-la como forma de proteção e qualidade do território; e o desenvolvimento local pode derivar somente da relação colaborativa entre público e privado e a partir de decisões compartilhadas.

A entidade trabalha pela emancipação e definição dos produtores rurais como verdadeiros protagonistas da vitivinicultura e as populações locais como público a ser beneficiado pela produção de vinho, produto de grande peso cultural.