DECISÃO

Itália garante cidadania sem limite de gerações para pedidos feitos antes de nova lei

A decisão, divulgada nesta quinta-feira (31), atinge diretamente quem teve o processo travado nos tribunais italianos e esperava uma posição oficial

Foto: Imagem Ilustrativa/ Arquivo Leouve
Foto: Imagem Ilustrativa/ Arquivo Leouve

Boa notícia para quem entrou com pedido de cidadania italiana antes de março deste ano: a Corte Constitucional da Itália decidiu que esses processos devem seguir as regras antigas, sem limite de gerações.

A decisão, divulgada nesta quinta-feira (31), atinge diretamente quem teve o processo travado nos tribunais italianos e esperava uma posição oficial. A nova lei, que passou a valer em 27 de março, limita o reconhecimento da cidadania italiana por descendência a apenas duas gerações. Mas, segundo a Corte, essa mudança não pode valer para quem já tinha iniciado o processo antes da lei.

Impacto da Decisão da Corte Constitucional

Com isso, centenas de pedidos parados voltam a andar, inclusive muitos de brasileiros. Só em 2024, mais de 20 mil brasileiros conseguiram a cidadania italiana.

Agora, quem comprovou ascendência italiana e entrou com o pedido a tempo, pode seguir com o processo normalmente, sem se preocupar com o novo limite.