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Isenção para motociclista poderá deixar tarifa mais cara para o restante dos motoristas

Isenção para motociclista poderá deixar tarifa mais cara para o restante dos motoristas

O motociclista poderá ficar livre de pagar pedágio em rodovias concedidas ao setor privado no país. A medida foi anunciada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e já deve ser aplicada nas próximas concessões de rodovias.  A isenção para motocicletas é um pedido do presidente Jair Bolsonaro, que atende uma demanda antiga do setor.

De acordo com o ministério, em algumas regiões do país o valor cobrado de motocicletas é desproporcional em relação à quantidade de motos em circulação. O ministro Tarcísio de Freitas confirmou que a isenção do pedágio para motos poderá refletir no valor cobrado do restante dos usuários de rodovias no país, mas reforçou que o impacto será pequeno.

“Observe que o tráfego de motos é extremamente pequeno. A gente tem 26 milhões de motos, mas menos de 1 milhão passam em rodovias concessionadas todos os anos. Então, o reflexo tarifário é baixo, da ordem de 0.5%. As rodovias do Paraná já vão ser encaminhadas ao TCU com essa incorporação, e as três que já estão no TCU já estão tendo esta adaptação, que é o caso da Dutra e da Rio Valadares”, ressalta o ministro.

De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a estimativa de alta no valor do pedágio por consequência da isenção é de 5%. Por meio de nota, a Associação afirmou que a isenção das motos será distribuída pelas tarifas dos demais usuários, conforme definido nos contratos de concessão. Ainda de acordo com a ABCR, mesmo com a decisão, os motociclistas continuarão sendo atendidos pelos serviços oferecidos nas rodovias, como socorro em caso de acidente.

O Ministério da Infraestrutura destacou, também, que outra mudança no sistema de pedágios, o Free Flow, também será implantado nas próximas concessões, conforme explica o explica. “Isso é uma coisa muito interessante, porque o Free Flow é algo que vai trazer justiça tarifária. A gente aumenta a base de pagantes e distribui o ganho para todos os usuários. Obviamente a gente precisa iniciar um piloto, e isso vai começar na Dutra e na Rio Valadares. Teremos trechos urbanos, trechos na região metropolitana do Rio de Janeiro, na chegada em Guarulhos, com característica de via expressa, onde a gente vai utilizar a tecnologia do Free Flow”.

No início do mês passado, o presidente Bolsonaro sancionou o Free Flow, que é a cobrança de pedágios em rodovias, proporcional à quilometragem percorrida. Além disso, foram definidas regras para as novas concessões, como a implementação de tecnologia de cobrança sem que o motorista precise parar o veículo.