Caxias do Sul

IPTU de Caxias do Sul aumenta em 4,55% para 2019

Foto: Mauro Teixeira/GrupoRSCOM
Foto: Mauro Teixeira/GrupoRSCOM

A Prefeitura de Caxias do Sul deu início à distribuição dos quase 240 mil carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2019 nesta quarta-feira (2).

Para 2019, o reajuste do imposto ficou na ordem de 4,55%, percentual que corresponde exclusivamente a repasse da inflação. O IPTU é calculado sobre o valor venal (estimativa da prefeitura sobre o preço) do imóvel, à base de alíquotas diferentes de acordo com o uso (residencial, não residencial ou territorial). A Taxa de Coleta de Lixo, por sua vez, é cotada de acordo com o tipo de uso do imóvel, a metragem de área construída e a quantidade semanal de coletas. O Valor de Referência Municipal (VRM) para 2019 é de R$ 33,64.

A previsão é de que 95% das correspondências estejam entregues até 18 de janeiro, uma semana antes do vencimento da cota única (25/01). O pagamento integral do IPTU e da taxa garante desconto de 15% para quem não tiver pendências financeiras com a prefeitura e de 10% para quem tiver qualquer situação em aberto – valores consideravelmente maiores que aplicações financeiras.

Além da opção de cota única, os carnês trazem a possibilidade de pagamento em seis parcelas, com vencimentos nos dias 10 dos meses de fevereiro a julho. Quem preferir garantir o pagamento integral antes da data limite não precisa esperar a entrega do boleto em casa. Desde a metade de dezembro de 2018, é possível acessar a guia da cota única de forma online, no site da prefeitura. Historicamente, 67% dos caxienses escolhem pagar o IPTU dessa maneira. Já a liberação da impressão de parcelas pelo site da prefeitura ou no atendimento presencial só será feita em 26 de janeiro, após o vencimento da cota única.

A previsão orçamentária de arrecadação com o imposto e a taxa para o próximo ano é de R$ 143,4 milhões.

Passos para acessar a guia online:

Primeiro: ter em mãos dois números: o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e a inscrição cadastral do imóvel (número que consta em qualquer carnê do IPTU de anos anteriores). Se o contribuinte não encontrar a inscrição, poderá ligar para (54) 3218.6000, das 10h às 16h, e solicitar pelo setor de IPTU. Os atendentes poderão ajudar

Segundo: acessar www.caxias.rs.gov.br e clicar em “IPTU”

Terceiro: localizar a opção “Emissão de boletos” e clicar em “emissão do boleto 2019”

Quarto: digitar o CPF ou CNPJ do proprietário atual (somente números). Digitar a inscrição cadastral do imóvel, composta por 14 dígitos, e a palavra de verificação que aparecer. Atenção: se quaisquer um dos números estiver divergente do cadastro feito na prefeitura, não será possível acessar a guia

Quinto: clicar em “Carnê Cota Única IPTU 2019”. Na tela seguinte, aparecerá uma data para pagamento, que não precisa ser alterada. Basta clicar em “Imprimir”

Sexto: impressa a guia, basta pagar até 25 de janeiro nos bancos conveniados: Bradesco; Banco do Brasil; Sicredi; Itaú; Santander; Banrisul e estabelecimentos conveniados, como a Caixa Econômica Federal e as agências lotéricas