
A Secretaria da Receita Municipal comunicou que o IPTU 2026 seguirá 100% digital com a novidade de pagamento por pix. Agora, um QR Code será integrado aos boletos, permitindo quitação rápida e sem necessidade de impressão. A medida deve gerar mais de R$ 1 milhão de economia aos cofres públicos no próximo ano.
Segundo o secretário da pasta, Micael Meurer, a adoção desse novo método reduzem os custos, diminuem a burocracia e reforçam o compromisso com a sustentabilidade. Ele destaca que a economia será totalmente reinvestida em serviços públicos.
“É um compromisso que o município tem para facilitar acesso, reduzir burocracia, reduzir o uso de papel, respeitando os princípios de sustentabilidade e também buscando uma melhor gestão dos recursos públicos para que sejam destinados à prestação de serviços para a população”, afirma Meurer.
O secretário ainda reforça que os proprietários devem manter os dados atualizados para garantir o acesso aos boletos.
As guias estarão disponíveis a partir de 1° de dezembro no site da Prefeitura, onde os contribuintes também encontram um passo a passo de como gerar o boleto. Uma segunda opção de acesso aos carnês é o aplicativo Cidadão Online, disponível na loja de aplicativo do celular. Para quem precisar de ajuda, pode se dirigir presencialmente ao Tudo Fácil.
A cota única terá vencimentos em 6 de janeiro, com desconto de até 12%, e 6 de fevereiro, com desconto de até 10%. Já o pagamento parcelado poderá ser feito em quatro vezes, entre abril e julho de 2026. A inscrição cadastral do imóvel pode ser conferida no site da Prefeitura ou nos boletos do IPTU de anos anteriores.
Reajustes e taxas
No anúncio, a Secretaria da Receita Municipal ainda informou que o reajuste do imposto e da Taxa de Coleta de Lixo será de 4,68%, índice correspondente ao IPCA acumulado entre novembro de 2024 e outubro de 2025.