Comportamento

Inverno inicia com frio, e estação terá chuva acima da média na Serra

Inverno inicia com frio, e estação terá chuva acima da média na Serra

O início oficial do inverno, à 01h24 desta quarta-feira, dia 21, registrou temperaturas baixas em todo o estado, depois que o último dia de outono foi o mais frio do ano até agora, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Serra Gaúcha, as mínimas em Caxias do Sul e Bento Gonçalves na manhã da auarta-feira chegara,m aos 2°C.

A massa de ar frio que atua no estado vai se dissipando, e mantém o tempo firme ao longo do dia, mas, mesmo com a presença do sol, a máxima não sobe muito na parte da tarde.

As condições do primeiro dia do inverno gaúcho não serão a média prevista para o decorrer da estação, de acordo com os meteorologistas: as projeções indicam um inverno com chuva acima da média e um frio não tão rigoroso quanto em 2016, porque as temperaturas baixas serão intercaladas com períodos de mais calor.

Mesmo com chuva acima da média, as previsões indicam que as precipitações não devem ser tão expressivas quanto as registradas no outono. Em julho, a tendência é que os episódios de chuva ainda ocorram na Serra, mas com volumes menores do que a média histórica para o período. A temperatura deve se manter baixa ao longo do próximo mês, com dois períodos de frio intenso, um na primeira quinzena e um na segunda metade do mês.

Em agosto, as temperaturas ainda seguem em declínio, e só começam a subir a partir de setembro, quando a temperatura pode ficar bem acima da média para a época, mas não está descartada a previsão de frio tardio, principalmente na primeira semana do mês.