Cansado de aguardar por uma solução por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), um morador da Serra Gaúcha encontrou uma forma bem humorada para chamar a atenção de um grave problema que afeta aos condutores que passam pela Rota do Sol, uma das principais ligações da Serra com o Litoral.
Filipe König, é usuário da estrada e decidiu criar um evento no Facebook para chamar a atenção das autoridades. Ele convocou a população para um Torneio de Golf nos buracos da Rota do Sol. Até a data dessa publicação, cerca de 200 pessoas já haviam confirmado a sua participação.
König diz que toda a estrada está com problemas, porém, o pior trecho é nas proximidades de Lajeado Grande. Ele também comentou sobre a forma bem humorada que encontrou para chamar a atenção.
“Sempre acreditei que o bom humor é essencial para encarar situações diversas. Neste caso em específico, foi uma forma de chamar a atenção para o péssimo estado de conservação em que a estrada encontra-se. As pessoas acabam se engajando com o assunto, gerando repercussão e, quem sabe, assim chegando até os órgãos competentes que venham tomar alguma providência” disse.
Essa não é a primeira vez que ele se envolve com essas questões. Em janeiro de 2020, ele criou o evento “Festa de Aniversário das Pedras na Rota do Sol”, em alusão as pedras que caíram no dia 02 de junho de 2019 e bloquearam uma das pistas da ERS-486, na altura do Km 04, no Viaduto da Cascata, na Rota do Sol, região de Itati. Neste evento, mais de 2 mil pessoas confirmaram a presença na festa virtual.