Com um gol aos 51 minutos do segundo tempo o Internacional assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos. O autor foi Camilo, que acertou um bonito chute em cobrança de falta. Assim, o Colorado bateu o Paraná por 1 a 0, na manhã deste domingo (19), no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre.
Para se manter na ponta, o Inter precisa torcer por um tropeço do São Paulo-SP diante da Chapecoense-SC na noite de hoje, no Morumbi, às 19h. Já o Paraná segue na lanterna da Série A, com 14 pontos.
O jogo
Primeiro tempo
O confronto começou com pressão total dos donos da casa. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Patrick pegou a sobra e, de voleio, obrigou o goleiro tricolor a fazer uma boa defesa. Na sequêcia, em nova cobrança de escanteio para o colorado, Jonathan Álvez desviou, de cabeça, para outra grande participação do goleiro Richard.
Aos 22, Jonathan Álvez apareceu mais uma vez. O atacante recebeu de frente para o gol e, de primeira, mandou a bola perto da trave adversária. A primeira boa chance do Paraná veio somente na marca dos 42, quando Silvinho cobrou falta e Marcelo Lomba espalmou.
Nos acréscimos, a segunda oportunidade dos visitantes. Leandro Vilela, em jogada individual, achou Grampola que, dentro da área, chutou por cima do travessão do Inter.
Os primeiros 45 minutos foram de domínio total do Inter. E os números comprovam isso. O time colorado teve 82% de posse de bola, contra 18% da equipe paranaense. Dez finalizações contra quatro. A equipe de Odair Hellmann girou a bola para furar a retranca dos visitantes, mas chegou com perigo apenas em lances de bola parada.
Segundo tempo
Foram os visitantes que chegaram com perigo nos primeiros minutos do segundo tempo. Caio Henrique tentou um chute colocado de perna direita, mas a bola saiu pela linha de fundo. Passado o primeiro susto, o Internacional voltou a dominar as ações do jogo.
Aos nove, Nico López tentou de longe para a defesa de Richard. Dez minutos depois, Rossi cruzou, de trivela, e Pottker cabeceou para fora. A insistência colorada foi recompensada já nos acréscimos. Odair mandou Camilo no lugar de Jonatan Alvez em busca de alguma vantagem no meio-campo. Não conseguiu, mas a alteração se mostrou decisiva quando aos 51 minutos, Camilo decidiu a partida e estragou a festa do Paraná, que até então conseguia suportar bem a pressão colorada. O meia cobrou falta com perfeição para dar a vitória ao Internacional.
O horário das 11h da manhã de domingo caiu mesmo nas graças do torcedores brasileiros. Não é diferente no Beira-Rio. A torcida colorada estabeleceu o novo recorde de público no estádio desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014. Foram 39.363 pagantes, de um público total de 44959. O recorde anterior havia sido registrado contra o Tigres, na semifinal da Libertadores de 2015: 44.884.
Com 38 pontos somados e 66,7% de aproveitamento, o Inter faz seu melhor primeiro turno do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. A melhor campanha anterior ocorreu em 2009, sob o comando de Tite. Naquele ano, o Colorado somou 37 pontos e terminou a primeira metade do campeonato na liderança.
Clique na imagem para ampliar: