O Portal Leouve da continuidade nesta terça-feira (2) à série de reportagens “Intensas”, criada com o objetivo de contar histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença na sociedade da Serra Gaúcha, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.
O segundo perfil a ser apresentado é o de Berenice Quadros, de 41 anos, que atua como guarda municipal em Caxias do Sul desde fevereiro de 2016. Atualmente Berenice atua como armeira, instrutora de tiro e de tecnologias não-letais.
Natural de Cândido Godói, a guarda relata como sua infância, crescendo em uma família formada por cinco mulheres e dois homens, todos na lida da roça, ajudou a formar o princípio de que mulheres são capazes de tudo e que não existe trabalho de homem e trabalho de mulher.
“Estar nesse meio é um trabalho diário de força, de mostrar a seriedade do trabalho, o quanto o seu trabalho é igual ao trabalho masculino, que o gênero não faz diferença”, conta.
Quando perguntada sobre o motivo de ter escolhido essa profissão, ela conta que teve contato com armas desde criança, devido a criação no interior, e isso acabou lhe despertando um interesse na área.
“No momento da escolha o motivo foi o serviço público, depois se tornou a paixão pela profissão”, relata.
Quando se trata do papel da mulher no mercado de trabalho, Berenice afirma que sua profissão não é diferente de nenhuma outra exercida pelas mulheres.
“Acho que é como qualquer outro trabalho que qualquer mulher faz, porque a mulher quando ela sai pra trabalhar ela tem que ter todo um cuidado em qualquer setor, tanto na roupa que ela vai vestir, no seu comportamento. Eu me sinto sim empoderada em trabalhar nesse setor, mas eu acredito que é como qualquer trabalho, é uma luta diária com conquistas e batalhas”, afirma.
Como recado final, a guarda diz que as mulheres podem ser o que quiserem, “basta ter foco, trabalho, seriedade, estudo e muita dedicação“.
Fotos e vídeos: Fernanda Tomás e Paula Brunetto/Grupo RSCOM