Na noite deste sábado (4), por volta das 23h45, uma guarnição da Brigada Militar de Muitos Capões, na BR-285 tentou realizar a abordagem de um veículo Renault/Logan, de cor branco, este que seria suspeito de ter sido utilizado em roubos e furtos na região. Principalmente em estabelecimentos rurais.
O condutor do veículo não obedeceu à ordem de parada, fugindo pela rodovia, posteriormente ingressando na ERS-456 em direção à Esmeralda. Durante o acompanhamento após passarem por Esmeralda, cerca de dois quilômetros em direção a Pinhal da Serra, o veículo furou um pneu, perdeu o controle e capotou.
Dois indivíduos desceram e começaram a efetuar disparos contra a guarnição, que revidou, restando um homem de 30 anos atingido, mas sem risco de morte, que depois foi preso. Ele estava com tornozeleira eletrônica envolta em papel alumínio, com diversos antecedentes policiais.
Outro indivíduo fugiu para uma mata nas proximidades, onde foram efetuadas buscas e ele foi localizado momentos depois. Foi encontrada uma pistola calibre 9mm de fabricação austríaca com sua numeração raspada, e uma pistola de fabricação de israelense.
No interior do veículo foram apreendidas munições calibre .40, uma marreta, um corta vergalhão, uma serra de mão, quatro chaves de fenda, um conjunto de placa de colete, uma capa de colete, quatro alicates, um estilete, um lanterna, duas facas, duas luvas, três balaclavas, quatro rádios comunicadores, uma corda, uma mochila e três celulares.
Durantes as buscas foi realizada a abordagem de um caminhão VW/8.150, que possivelmente estava envolvido no caso, onde foram identificados dois ocupantes com diversos antecedentes policiais e ainda constatado que o caminhão estava com as placas clonadas. Em revista veicular foi localizado duas toucas ninja, três pares de luvas e as placas originais. Diante dos fatos foram conduzidos para o plantão policial de Vacaria, a fim de lavrar o flagrante.