A Organização Não Governamental (ONG) Instituto Por Mais Empatia atua no resgate de animais atingidos pelas chuvas em Bento Gonçalves. Desde o início de maio, já efetuou o resgate de mais de 150 cães e 80 gatos, os quais muitos já voltaram para seus tutores. Atualmente, com espaço no bairro Licorsul, o grupo abriga 52 cães que aguardam pelos donos ou serão encaminhados para a adoção.
A presidente da ONG, Letícia Bonassina, conta que os animais que chegam são testados contra doenças, vacinados, vermifugados e recebem tratamento antipulgas.
“Os tratamentos veterinários além disso são realizados por clínicas parceiras do projeto”, conta.
A ONG conta com apoio de voluntários para realizar os trabalhos durante as 24 horas do dia, além de contar com doações da comunidade de ração e produtos veterinários.
“Nós já ajudávamos cerca de 50 animais antes das chuvas e, quando houve o problema com os temporais, nosso trabalho aumentou, assim como a demanda por produtos para os cães e gatos que resgatamos. Hoje precisamos de doações de produtos veterinários e ração, que recebíamos muitos nos primeiros dias, mas o volume foi diminuindo. O que mais precisamos no momento, contudo, são de pessoas querendo fazer o trabalho voluntário, que conta com escalas 24 horas por dia”, disse a presidente.
O local onde hoje se encontram os cães também serve de centro de distribuição de donativos para outras cidades da região. Entre elas, Roca Sales, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes. Por causa disso, muitas pessoas não conseguem adquirir os produtos para os animais de estimação.
Para ajudar o Instituto Por Mais Empatia, a comunidade pode realizar doações de ração e produtos veterinários, ou através de um pix solidário, que é utilizado para suprir as demandas mais urgentes. Para realizar as doações de mantimentos, o grupo pede que a comunidade vá até o local entre as 8h e 19h, ou envie um pix para a chave: CNPJ – 468773720001-00 em qualquer valor.
Para aqueles que desejam realizar trabalho voluntário, o caminho é enviar mensagem para o Instagram da ONG @institutopormaisempatia, de onde encaminham os voluntários por escala para realizarem os trabalhos no local.
Para quem deseja adotar um pet, uma triagem é feita pelas colaboradoras, principalmente pelo fato de os animais terem sofrido trauma recente durante as chuvas, alagamentos e deslizamentos de terra, que só Bento Gonçalves teve cerca de 140 em grande escala.