Por meio da campanha “UCS A Favor da Vida”, ações foram realizadas em apoio às vítimas das enchentes que assolaram o Estado em maio. Mesmo após o período mais crítico da tragédia climática, a Universidade seguiu com ações para mitigar seus efeitos. Um exemplo é o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, no Campus-Sede, que recebe animais de pequeno e grande porte resgatados das áreas atingidas, encaminhados por ONGs e grupos de resgate.
Dois dos pacientes mais recentes são os suínos batizados de “El” e “Dourado”. Encaminhados ao IHVET pelo Grupo de Respostas a Animais em Desastres (GRAD), a dupla foi resgatada na cidade de Eldorado e passou por tratamentos para curar feridas na pele. Os “porquinhos” estão recuperados e aguardam adoção. Quem já encontrou um novo lar é a égua Arizona, resgatada em Canoas e encaminhada pela ONG Pé de Chulé. Por ter passado dias em contato permanente com a água, o animal apresentou um quadro raro chamado de Síndrome da Imersão. O tratamento de recuperação incluiu cuidados tópicos e o uso de células-tronco produzidas no Laboratório de Terapia Celular Experimental e Humana da UCS.
O atendimento aos animais foi realizado por estagiários voluntários do curso de Medicina Veterinária da UCS, sob supervisão de docentes e médicos veterinários do Instituto. Leandro do Monte Ribas, professor e diretor-técnico do Instituto, destaca o papel de cidadania exercido principalmente pelos estudantes no cuidado à saúde animal.
“Essas ações sociais que permitem a participação dos nossos alunos colaboram não apenas na formação profissional, mas na construção de uma consciência cidadã e de solidariedade.”
Durante o período das enchentes, o IHVET também serviu de abrigo temporário para cães e gatos encaminhados pelo Instituto Patinhas.