O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, informou nesta segunda-feira (27), em Caxias do Sul, o andamento da recuperação da travessia sobre o Rio Caí pela BR-116, interrompida desde 12 de maio em decorrência das chuvas.
Na entrevista coletiva ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, Pimenta adiantou que o Exército deve iniciar a instalação da ponte metálica provisória na próxima semana, após a conclusão de operação em Santa Maria.
“Após a conclusão de uma ponte de 60 metros, a maior já instalada pelo Exército no Brasil, na RS-287, próximo a Santa Maria, o Batalhão de Engenharia do Exército virá para Caxias do Sul. Espero que na próxima semana o Exército já esteja aqui trabalhando para a instalação dessa ponte provisória”, projetou o ministro.
A estrutura substituirá a ponte original, de 36 metros de extensão, que desabou parcialmente há pouco mais de duas semanas, e restabelecerá a ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116. Entretanto, Pimenta não deu uma previsão para que isso aconteça. Ele reforçou que o “trabalho é grande” e envolve uma “estrutura robusta e de tecnologia apurada“.
“Levamos em torno de uma semana a 10 dias para que o exército chegasse com os equipamentos até fazer a conclusão dos trabalhos (em Santa Maria)“, relatou. “Está sendo acelerado o processo para contratação emergencial para solução definitiva“.
Capacitação do Aeroporto Hugo Cantergiani
Ainda durante a coletiva, Pimenta revelou que o governo federal formalizou, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma solicitação para que o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, possa receber equipamentos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre.
Enquanto o terminal da Capital está inoperante devido às chuvas, a ideia é que o aeroporto caxiense tenha suas operações ampliadas, com maior número de voos.
“A prefeitura também já tomou iniciativa para buscar partes de sinalização, iluminação e outros equipamentos. Já formalizamos uma solicitação para que esse equipamento ILS, que está no Aeroporto Salgado Filho, possa ser usado aqui durante esse período em que o Salgado Filho não está operando”, explicou Paulo Pimenta.
O ILS, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento, fornece aos pilotos informações essenciais que auxiliam na aterrissagem sob condições de teto e visibilidade restritas. Segundo Pimenta, o Aeroporto Hugo Cantergiani terá apoio para não comprometer a alta do turismo das regiões da Serra e Hortênsias nos meses de junho e julho.
“Estamos correndo para capacitar ao máximo os equipamentos para que possamos ampliar horários e a possibilidade de segurança para outros voos e para que a gente possa ampliar o uso do aeroporto nesse período”, assegurou.
Voo direto para o Rio de Janeiro
No início da tarde desta terça-feira (28) a prefeitura de Caxias do Sul divulgou que o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani contará com voos diretos para a cidade do Rio de Janeiro a partir de junho. A companhia aérea Latam já comercializa passagens. Inicialmente, a disponibilidade está restrita para quintas-feiras e sábados, nos meses de junho e julho.
O aeroporto caxiense tem voos das empresas Azul, Gol, Latam e Voepass, com destino aos terminais de Campinas, Congonhas e Guarulhos, todos em São Paulo. Entre novembro e dezembro de 2023, a ligação aérea entre Caxias e Rio de Janeiro existiu, no entanto, foi descontinuada.