Produtores de cachaça do Rio Grande do Sul tem até o dia 29 de outubro para se inscreverem no programa de certificação do Selo Produtos Premium Origem e Qualidade – Cachaça Gaúcha. Neste ano, a certificação contempla três categorias: Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium e Cachaça Envelhecida Extra Premium. Apenas produtos elaborados com cana-de-açúcar não queimada e cultivada em território gaúcho poderão concorrer.
O selo ganha ainda mais relevância diante das recentes ocorrências de contaminação por metanol no país, incluindo um caso confirmado no estado.
“Além de toda a parte documental para comprovar a origem da cachaça, a certificação exige a realização da análise físico-química e sensorial do lote a ser avaliado, o que garante a qualidade e a autenticidade do produto”, destaca a coordenadora setorial da cachaça no Programa Produtos Premium, Sílvia Schumacher.
O Selo Produtos Premium foi instituído para valorizar os produtos locais e estimular a competitividade do setor. Além da cachaça, o programa também abrange azeite de oliva extravirgem e carnes bovina e ovina.
Mais informações podem ser obtidas no site da Sict ou diretamente com a Aprodecana, pelo telefone (51) 99298-3973 ou pelo e-mail [email protected].