Originalmente, o prazo para inscrição terminaria hoje. De acordo com Camilo Santana, a decisão de prorrogar o prazo foi motivada, entre outros fatores, pela situação de calamidade que afeta a população do Rio Grande do Sul.
“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição”, publicou o ministro em uma rede social.
Como se inscrever
As inscrições para o Enem podem ser feitas através da página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela preparação e aplicação do exame.
Para se inscrever e garantir um lugar na prova, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 85. O pagamento pode ser realizado via boleto, PIX ou cartão de crédito. A inscrição só será confirmada após o pagamento. No entanto, essa taxa é isenta para candidatos que concluíram o ensino médio em escolas públicas.
Importância do Enem
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, o exame é requisito para programas governamentais de auxílio estudantil, como o Sisu, o Prouni e o Fies. Sem a realização do Enem, não é possível se inscrever nesses programas.
Alta adesão
Camilo Santana também destacou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já se inscreveram no Enem.