
O Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) foi multado, pela prefeitura de Caxias do Sul, em virtude da negativa de atendimento a um paciente em 22 de maio. De acordo com o Executivo municipal, a penalização é de 0,9% do contrato mensal, equivalente a R$ 23.238,80. Atualmente, o InSaúde é responsável pela gestão da UPA Central.
A notificação da multa foi emitida pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 1º de junho, após análise da defesa apresentada pelo InSaúde. O órgão tem prazo legal até 12 de junho para apresentação de recurso.
Em nota, a SMS declarou que “quaisquer descumprimentos de contrato por parte do InSaúde são passíveis de penalização. A gestão do serviço é fiscalizada por servidor da SMS, nomeado como fiscal, que realiza o controle das metas assistenciais estipuladas em contrato entre a UPA e o InSaúde, ou seja, o cumprimento de escalas médicas e o tempo-resposta para atendimento.”
Relembre
Em 22 de maio, um homem que aguardava atendimento na UPA Central de Caxias do Sul passou mal, por volta das 10h, e teve que ser socorrido por populares, após a equipe de atendimento da instituição se negou a fazer o socorro.
O homem posteriormente foi atendido pela equipe do Samu, e transferido para outra instituição de saúde. Pelas informações iniciais o paciente teve um mal súbito. O paciente teve o atendimento concluído na UPA Central e foi liberado após estabilização do quadro clínico.