A demolição da centenária Casa Dal Bó, localizada na região central de Garibaldi, iniciou na manhã do feriado desta terça-feira (15). Nos tapumes que cercam o prédio há um alvará de licença para demolição, emitido pela Prefeitura Municipal de Garibaldi. Manifestantes, que seguem em frente a casa histórico, procuraram a promotoria, com o objetivo de paralisar a obra.
O Promotor de Garibaldi, Paulo Manjabosco, esteve no local durante a manhã desta terça-feira, ouvindo a reivindicação dos ativistas. Conforme ele, nas próximas horas deverá ser emitida uma Medida Cautelar solicitando a interrupção da obra.
“É importante que vocês saibam que tivemos contato com a questão ontem (segunda-feira, 14), do nível de intervenção. O prédio tem sim um valor histórico e cultural da casa. Durante ontem tentamos acessar os documentos e projeto, o que estaria dando fundamento para essa intervenção. Ontem, em função do período de feriado, não se conseguiu junto a prefeitura esses documentos. Agora, como hoje, de forma bastante surpreendente, em pleno feriado começam as obras. Está ali, de forma pública, que a prefeitura emitiu um alvará autorizando a demolição. No entanto ontem também emitiu uma nota publica dizendo que estaria estudando medidas, mas na verdade já se manifestou, dando o alvará. Por se tratar de um dia de feriado, com acesso limitado de documentos, o que a promotoria vai fazer neste momento é pedir judicialmente, elaborando uma petição ao judiciário para que seja suspensa essa obra até que se esclareçam os detalhes. A expectativa é de que a gente consiga em curto espaço de tempo encaminhar esta documentação”, destaca.
Ao longo dos últimos dias, um grupo de ativistas iniciou um movimento para apoiar a manutenção da antiga casa. A iniciativa é contrária a demolição do espaço e pede que a Administração Pública realize restauro, valorizando dessa forma o patrimônio arquitetônico local. Durante o final da tarde desta segunda-feira (14), o poder público emitiu uma nota, afirmando que estaria avaliando, com seu corpo jurídico, possíveis soluções legais e administrativas em relação à Casa Dal Bó.
Confira o conteúdo da nota:
“Nota oficial
A Prefeitura de Garibaldi esclarece que está avaliando, com seu corpo jurídico,
Há, no entanto, uma decisão judicial, ancorada em laudo pericial, que aponta a necessidade da demolição da edificação, em virtude de danos estruturais causados por obras executadas, sem cuidado e planejamento adequados, pela gestão municipal em 2004 e 2013, gerando inclusive risco às pessoas que circulam pela região.
Os primeiros danos ocorreram em novembro de 2004, após a detonação de rochas em frente ao prédio histórico para uma obra da Prefeitura, que prejudicou a estrutura. Já em 2013, outros serviços na Rua Júlio de Castilhos agravaram o quadro.
Os prejuízos à Casa levaram, inclusive, à condenação da Prefeitura ao pagamento de R$ 2.872.749,46, por danos morais, materiais e multa. Os valores foram pagos em agosto de 2021 pela atual gestão, cumprindo a determinação judicial decorrente das avarias causadas pelas administrações anteriores.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com o patrimônio histórico, com a cultura do município e com a segurança de todos cidadãos.
Prefeitura Municipal de Garibaldi.”
Ao longo de muitos anos, a antiga Casa Dal Bó foi utilizada como escola, farmácia e hospital. O local também abrigou a prefeitura municipal de Garibaldi, delegacia e também uma cadeia pública. Devido a importância histórica da casa, apoiadores da manutenção do espaço realizaram um abaixo-assinado que já reúne quase duas mil assinaturas. O pedido é que a história arquitetônica seja preservada no município.
Confira reportagem direto da Casa Dal Bó, em Garibaldi, com o repórter Felipe Vicari