Caxias do Sul

Inicia a restauração do muro que caiu na praça Santa Tereza em Caxias do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Foi assinado na quarta-feira, dia 2, o contrato de restauro e manutenção do muro do mirante que abriga o monumento em homenagem à padroeira do Município, Santa Teresa. Localizado no acesso sul, na rótula da Avenida São Leopoldo com a BR-116, em Caxias do Sul, o local também é conhecida como Praça João José Batista Grossi.O desmoronamento ocorreu devido a uma ação corrosiva decorrente de infiltração proveniente da parte alta da estrutura. Com o tempo, houve fadiga do muro feito em pedras retalho encaixadas. Os trabalhos incluem demolição da parte avariada e reconstrução em pedras retalho, utilizando uma liga de argamassa para fixação. Também serão realizados ajustamentos em outros dois pontos, um mais ao centro e outro no lado esquerdo, no acesso à Rua Ademar Pinheiro Machado.

O secretário de Obras, Norberto Soletti, assegura que não houve demora na contratação de uma empresa para restauração, mas encaminhamento mais lento em função do período de férias. Adianta que o trabalho terá acompanhamento permanente para garantir a conclusão no tempo mais breve possível. “Passado o contratempo do ciclo de férias, assinamos o contrato. Agora, nos empenharemos em finalizar a manutenção o quanto antes”, reforça.

Outra ação a ser realizada tem o objetivo de fortalecer a rigidez da estrutura. A empresa contratada fortalecerá a crista do monumento por meio de ancoragem na laje de concreto. Para isso, usará vergalhões de aço, num processo de amarras e circundando a estrutura pelo alto. A empresa Édio Picolotto ME foi contratada por dispensa de licitação pelo valor de R$ 21.116,00.