Últimas notícias

Inicia a imunização da Covid-19 para crianças em Caxias do Sul

Foto: Fábio Carnesella
Foto: Fábio Carnesella

Por volta das 8h da manhã desta quarta-feira, dia 19, Davi Monteiro Barcelos, 8 anos, foi a primeira criança a receber a imunização da Covid-19 em Caxias do Sul. O ato ocorreu na UBS São Leopoldo, e contou com a participação da secretária de saúde Daniele Meneguzzi.

Onde imunizar as crianças

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa o serviço para a vacinação de crianças contra a covid-19. Nesta etapa da campanha, serão contemplados meninos e meninas de cinco a 11 anos. As crianças de cinco a 11 anos com comorbidades; na quinta-feira (20/11), será a vez de crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. A vacinação vai ocorrer enquanto houver disponibilidade de doses e o cronograma para os dias seguintes será anunciado oportunamente. O Município inicia a campanha das crianças com 2.460 doses.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as crianças devem ser vacinadas em locais onde não ocorra testagem contra covid-19, por isso, a SMS definiu nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que neste momento vão concentrar a imunização dos pequenos: Bela Vista, Belo Horizonte, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto Rio Branco, São Caetano, São Leopoldo, Século XX. Ou seja, nestes locais não serão ofertados testes mas seguem as demais rotinas e consultas normais. Essas nove Unidades também não terão vacinas contra covid-19 para adultos.

As salas de vacinas para o calendário vacinal de rotina também serão reabertas nesta quarta-feira nas mesmas nove UBSs. Para a aplicação da vacina BCG, os pais seguirão a mesma rotina habitual, de contatar a sua UBS de referência para que seja agendado o dia da aplicação, que neste momento será direcionada a uma das nove UBSs. Para as vacinas tríplice viral e febre amarela para adultos e crianças, o dia para aplicação é as quartas-feiras. Essas vacinas já eram aplicadas em dias pré-definidos para evitar a perda de doses, uma vez que os frascos têm várias doses e a duração é de poucas horas após a abertura dos frascos. A SMS vai reabrir, gradativamente, salas de vacinas de outras UBSs.

A SMS lembra que a vacina contra covid-19 em crianças deve ser administrada com intervalo de 15 dias em relação a outros imunizantes. Esse intervalo não é mais exigido para a vacinação de adultos. Também nesta quarta-feira, Caxias do Sul inicia a aplicação da quarta dose, que contempla pessoas com imunossupressão (a lista pode ser conferida no anexo). A aplicação é feita quatro meses após a terceira dose. Para esse público, a aplicação será nas UBV Alvorada e nas UBSs Cristo Redentor e São José. Para comprovar a comorbidade é necessário apresentar atestado médico que confirme a comorbidade ou receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano.

SERVIÇO

QUARTA E QUINTA-FEIRA: 19 e 20/01

Onde: Unidades Básicas

*PRIMEIRA DOSE

Crianças de cinco a 11 anos:

  • Quarta-feira: crianças de cinco a 11 anos com comorbidades (ver lista de comorbidades no link anexo).
  • Quinta-feira: crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades.
  • (enquanto houver disponibilidade de doses)
  • – UBSs Bela Vista, Belo Horizonte, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto Rio Branco, São Caetano, São Leopoldo, Século XX: 8h às 15h.

Adolescentes – 12 a 17 anos

  • – UBVs Alvorada; UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Madureira, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São José, Serrano: 8h às 15h.
  • – UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.
  • – UBS Forqueta: mediante agendamento pelos telefones 3901-1191/ 3901-2519

DOCUMENTAÇÃO:

– Crianças de cinco a 11 anos: carteira de vacinação, certidão de nascimento, Cartão SUS (se tiver). Ir acompanhado de pais ou responsáveis.

– Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS (se tiver). OBS: jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis OU levar autorização assinada (disponível em tinyurl.com/covid-adolescente). Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária.