Brasil

Inflação seguirá em alta nos próximos meses pela reoneração dos combustíveis

Economista aponta que "situação para os próximos meses não é tranquila"

(Foto: Foto: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS)
(Foto: Foto: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS)

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,84%, segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão ressaltou que a alta com os gastos com educação impulsionaram a taxa inflacionária, principalmente no Ensino Básico. O mês de fevereiro sempre é marcado pelo reajuste nas mensalidades das instituições de ensino em época de volta às aulas. O economista e professor da Faculdade do Comércio de São Paulo, Denis Medina, apontou que é um dos maiores valores recentes.

“São números expressivos, principalmente quando olhamos o que vem acontecendo ao longo dos últimos período, quando os índices têm sempre demonstrado valores menores. Com isso, o valor de 0,87% em janeiro é o maior dos últimos dez meses”, informou.

Sobre o impacto da educação, o especialista disse que os reajustes da mensalidade em relação ao último ano – que ocorrem em fevereiro – é característico do segundo mês do ano. O professor relembrou ainda que a reoneração no preço dos combustíveis – anunciada recentemente pelo governo federal -, fará com que o índice do mês de março também sofra uma alta.

“Não é esperado um número baixo, justamente porque não vimos o impacto, que não incide sobre os combustíveis, mas coisas de comércio e indústria são transportadas com veículos que utilizam a gasolina. A expectativa de inflação para os próximos meses não é tranquila”, ressaltou.

Fonte: Jovem Pan