Caxias do Sul

Infestação de escorpiões assusta moradores do bairro Pioneiro, em Caxias do Sul

Escorpião capturado por Edson é um dos exemplos que assustam moradores do Pioneiro (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
Escorpião capturado por Edson é um dos exemplos que assustam moradores do Pioneiro (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Medo. Com este sentimento, centenas de moradores do bairro Pioneiro vivem com a ameaça de, a qualquer momento, serem picados por um escorpião. A infestação dos aracnídeos nos dias mais quentes na Zona Norte de Caxias do Sul é um problema que não é de hoje.

O caso de Edson Ricardo dos Santos é um dos que chama a atenção. Na quarta (19) da semana passada, o morador foi picado por um escorpião. Ele capturou o animal e recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Hoje, já recuperado, a aflição de que outra situação semelhante aconteça com os filhos dele, toma conta.

Escorpião capturado por Edson é um dos exemplos que assustam moradores do Pioneiro (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Santos mora com a filha de 21 anos e um menino de quatro anos. Na manhã desta quarta-feira (26), Edson encontrou mais um escorpião dentro de casa na Rua Demetrio Niederauer. Desta vez, no quarto da jovem. O fato motivou que ele procurasse auxílio na Vigilância Ambiental da prefeitura de Caxias do Sul.

Segundo ele, o órgão disse estar ciente da infestação e que analisa quais as medidas devem ser tomadas. Porém, Santos acredita que uma solução a curto prazo tenha que ser realizada para evitar que os escorpiões façam vítimas em Caxias.

Conforme Rogério Poletto, coordenador da Vigilância Ambiental, os moradores devem adotar medidas para evitar que os aracnídeos entrem no ambiente familiar. Em caso de acidentes, é necessário procurar atendimento médico. Ainda de acordo com ele, a espécie identificada no bairro Pioneiro é considerada de baixa/média toxicidade.

“Já tínhamos recebido alguns exemplares destes escorpiões. Eles são de baixa/média toxicidade. Algumas medidas de prevenção e controle devem ser tomadas dentro de casa. Os escorpiões migram de uma casa para outra pela rede de esgoto, por cima de muros. Em caso de picadas, é necessário procurar atendimento médico na UPA Zona Norte ou no Hospital Geral, se possível, levando o animal capturado em um pote”.

O órgão admite que o número de escorpiões vistos este ano no bairro Pioneiro é recorde.

Cuidados

A Vigilância Ambiental dá dicas de como evitar a invasão de escorpiões dentro de casa e a presença destes aracnídeos nos pátios.

Tapar ou telar os principais pontos de entrada para os escorpiões (pia de banheiro, ralo do chuveiro, pia da cozinha, locais com maior umidade);

No pátio, manter o gramado limpo, baixo, sem resíduos de materiais de construção (este é um ponto de reprodução dos escorpiões);

Colocar naftalina nos ralos, porque o cheiro inibe a presença dos escorpiões.