Integrando o projeto da Indústria 4.0 no Inova RS Serra e Hortênsias, iniciou a etapa que vai avaliar o diagnóstico da maturidade tecnológica da região. Um questionário está sendo aplicado e o objetivo é reunir a maior quantidade de informações possíveis.
Para auxiliar neste diagnóstico basta responder o questionário AQUI.
Se trata de uma ferramenta robusta utilizada pela Rede RS Indústria 4.0, que foi adaptada pelo grupo de trabalho do Inova RS para o diagnóstico da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra.
As informações permitirão conhecer o nível de maturidade dos principais setores da região em relação ao RS e o Brasil. O formulário ficará aberto até o dia 15 de junho.
O Inova RS é um programa do Governo do Estado que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental, em oito macrorregiões do Estado.
O compromisso entre os atores locais objetiva selecionar e promover projetos alinhados à Visão de Futuro regional, definida pela Governança do ecossistema.
A visão do projeto é tornar a região Serra e Hortênsias, até 2030, uma referência global de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente de transformação da Experiência em Turismo, Cidades Inteligentes, Educação Tecnológica e Indústria 4.0, que incrementem a matriz econômica atual e potencializem novas oportunidades, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.
No caminho a ser trilhado para alcançar essa aspiração, estão contemplados também os objetivos específicos do Programa Inova RS:
-Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local
-Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais
-Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul
-Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras
-Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas ou mais ajustadas à visão de futuro em cada região do Estado
-Aumentar a capacidade de investimento do Estado
-Qualificar o aprendizado para a nova economia
Fonte: CIC Garibaldi