Caxias do Sul

Indústria é responsável por desempenho positivo da economia de Caxias do Sul em 2021

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), apresentaram na tarde desta quinta-feira (10) durante coletiva de imprensa, o desempenho econômico de Caxias do Sul no ano de 2021.

O desempenho da economia do município no mês de dezembro desacelerou -0,2%, se comparado a novembro de 2021. A Indústria puxou a queda com -3,1%, enquanto o Comércio (5,6%) e o setor de Serviços (1,8) avançaram.

Ao se comparar dezembro de 2021 com dezembro de 2020, verifica-se crescimento de 4,9%. A Indústria (14,1%) demonstrou elevação, enquanto o Comércio (-9,5%) e o setor de Serviços (-3,3%) retraíram. Ao se analisar individualmente por setor nota-se a Indústria com incremento de 19,8%, enquanto o setor de serviços (-12,1%) e o comércio (- 8,7%) apresentaram queda, ambos sentiram mais os impactos das restrições ocasionadas pela pandemia da covid-19.

Evolução da Economia

Destaca-se que a partir de abril de 2021 o crescimento da economia caxiense no ano passou a ser positivo. No acumulado de doze meses, destaca-se o salto que o indicador deu em outubro, passando de 2,9 para 5,1% de crescimento. Com o desempenho ligeiramente negativo de dezembro, o ano de 2021 finaliza com um crescimento de 5,5%, com destaque para o bom desempenho do setor industrial.

Indústria

A atividade industrial de Caxias do Sul no mês de dezembro de 2021 registrou retração de -3,1%, se comparado a novembro, apresentando componentes negativos com exceção das compras industriais. A retração é considerada normal para o período, levado em conta o início das férias coletivas e o feriado de Natal, os quais impactam a comparação com outros meses.

Ao se analisar o indicador em que se compara dezembro de 2021 com dezembro de 2020, houve aceleração de 14,1%, com destaque para o desempenho das compras industriais (35,6%), utilização da capacidade instalada (10,4) e vendas industriais (7,9%).

No indicador acumulado do ano, que compara 2021 com 2020, nota-se índice de 19,8%, sinalizando crescimento, ressaltando que seus componentes apresentam acréscimos consideráveis.

Serviços

Em dezembro, o segmento apresentou avanço de 1,8% em relação a novembro de 2021, quando comparado com dezembro de 2020, evidencia-se queda de -3,3%. Com estes dados, no acumulado de 12 meses o setor de serviços acumula perdas de -12,1%.

Comércio

O Comércio apresentou aceleração de 5,6% em dezembro se comparado a novembro. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior o desempenho é negativo de -9,5%, no indicador “Acumulado Ano” temos índice de -8,7%.

Desempenho satisfatório

Membro da Diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, a professora Maria Carolina Rosa Gullo relatou que o crescimento econômico do município apontado em 2021 foi satisfatório.

“Claro que a gente tem que ressaltar que esse crescimento foi bastante puxado pela Indústria. Talvez o que a gente esperasse era que houvesse uma melhora um pouco mais significativa em Comércio e Serviços, mas no que diz respeito a Indústria, me parece que está refletindo bem a realidade do momento do setor. Apenas Comércio e Serviços que ainda não conseguiram sair do negativo e se isso tivesse acontecido, provavelmente nós teríamos um desempenho maior”, relata.