Polícia

Indiciadas 20 pessoas em Santa Maria por desvio financeiro em ONG

Local atende pacientes oncológicos da cidade

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil de Santa Maria indiciou 20 pessoas ao concluir inquérito relacionado a supostos desvios financeiros em uma ONG que atende pacientes oncológicos na cidade. Um casal que atuava como gestor da ONG, a filha do casal e uma assistente social foram indiciados por estelionato, apropriação indébita, furto, falsidade ideológica e associação criminosa. Houve ainda o indiciamento, por apropriação indébita, de outras 16 pessoas, que arrecadavam doações.

Segundo a Polícia, as investigações apontaram divergência financeira de mais de R$ 3 milhões entre o registrado nos controles de gestão da ONG Casa Maria e o que consta na contabilidade. Durante a investigação, houve o afastamento dos gestores, bloqueio e sequestro de bens móveis e imóveis, quebras de sigilos e buscas e apreensões. O desvio de valores teria ocorrido entre 2017 e 2020. Os envolvidos teriam utilizado recursos para pagamento de contas pessoais. Ainda conforme a Polícia, objetos adquiridos pela ONG foram apreendidos nas moradias do casal, da filha e da assistente social.

Em setembro de 2020, nova gestão assumiu a ONG. A atual gerência diz que crianças e adultos são acolhidos na entidade, onde permanecem e recebem refeições enquanto fazem tratamento contra câncer. São 30 funcionários e voluntários dedicados ao trabalho.

Fonte: Correio do Povo