Cidades

Inaugurados os novos comandos regionais da Brigada Militar em Gramado e Vacaria

As cerimônias contaram com a presença de autoridades como o governador Eduardo Leite, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Mário Ikeda, além do Comando da BM e representantes das duas regiões

Brigada Militar
Foto: Brigada Militar

Na tarde desta sexta-feira (28), a Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizou cerimônias de inauguração dos novos comandos regionais de polícia ostensiva das Hortênsias e do Nordeste do estado, em Gramado e Vacaria, respectivamente. As cerimônias contaram com a presença de autoridades como o governador Eduardo Leite, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Mário Ikeda, além do Comando da BM e representantes das duas regiões.

Os novos comandos, criados pelo Decreto 57.060 de 15 de junho de 2023, serão responsáveis pelo atendimento a 42 municípios. O CRPO Hortênsias, que atende 11 municípios, é composto pelo 1º Batalhão de Áreas Turísticas (1º BPAT), sediado em Gramado, e pela 2ª Companhia Independente, em Taquara. O comando regional será liderado pelo coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos. Já o CRPO Nordeste, atendendo 31 municípios, abrange o 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), com sede em Vacaria, e a 3ª Companhia Independente, localizada em Nova Prata, sob o comando do coronel Luís Fernando Becker.

Durante a cerimônia em Gramado, o governador Eduardo Leite enfatizou a importância do trabalho integrado na segurança pública, destacando que a criação dessas novas unidades é baseada em dados e evidências para melhorar os resultados. “Estamos agindo com foco, estratégia e disciplina e vamos chegar aonde desejamos”, afirmou Leite.

Em Vacaria, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, elogiou a cultura local e a relevância do novo comando regional. Ele ressaltou que a região, com forte identidade tradicionalista e situada na fronteira com Santa Catarina, terá um foco especial na defesa das fronteiras, impactando diretamente a segurança da região Sul do Brasil.

Os novos comandos regionais fazem parte da implantação das novas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) no estado, com o objetivo de sistematizar o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil em áreas geográficas coincidentes, fortalecendo a colaboração, o compartilhamento de informações, e o acompanhamento de indicadores e ocorrências.

Além das inaugurações em Gramado e Vacaria, já havia sido inaugurado o CRPO Norte, com sede em Erechim, em abril. A Brigada Militar ainda planeja a instalação dos comandos regionais Delta do Jacuí, em Alvorada, e Extremo-Oeste, com sede em Uruguaiana. Com a estrutura completamente implementada, a Corporação contará com 21 comandos regionais de polícia ostensiva.