A paratleta Bruna Dondé aprovou os brinquedos inclusivos inaugurados neste sábado (10), no parquinho do Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul. Tímida, acenou com a cabeça com um ‘sim, gostei’ enquanto era fotografada por vários dos presentes andando no balanço.
Brinquedos foram doados
Os brinquedos foram doados em uma ação conduzida pelo vereador Gilfredo de Camillis e pela Scan, que arrecadaram os recursos necessários por meio de doações. O investimento total na aquisição dos brinquedos foi de R$ 33.850,00. As obras de instalação foram executadas pela Secretaria do Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que também construíram uma rampa para acesso das cadeiras de rodas ao parquinho.
A instalação dos brinquedos – um balanço, uma gangorra e um gira-gira – foi possível graças ao trabalho conjunto do executivo, do legislativo e da iniciativa privada.
“Não tem como falar em acessibilidade se não trabalharmos a inclusão nos ambientes. Temos muito a fazer ainda, mas em ações como essa, com a participação de todos, começamos a fazer diferença na vida das pessoas”, disse o prefeito Adiló Didomenico.
O secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Citton afirmou que o esporte está sendo valorizado pelo município.
“Em momentos difíceis o esporte está sendo levado a sério. Temos o apoio do executivo, do prefeito Adiló e da vice Paula, e a parceria dos vereadores. Queremos fazer mais. E temos novidades, certo prof. Sandra? A SMED, adquiriu para o próximo ano 17 cadeiras de rodas, num investimento de mais de R$ 100 mil”, revelou Citton, referindo-se à secretária de Educação, Sandra Negrini, também presente no evento.
O vereador Camillis relembrou que o primeiro balanço para cadeira de rodas instalado no município foi uma ação de quando presidia a Amob Santa Lúcia. O balanço foi instalado em 2017 na praça ao lado da EMEF Arnaldo Balvé. Os equipamentos inaugurados neste sábado foram a segunda etapa. Mas, segundo o vereador, não foram a última.
“Já estamos preparando a próxima ação. Lançamos a campanha ‘Quero brincar também’, e vamos fazer mais. Tenho muitas pessoas a agradecer, ninguém faz nada sozinho”.
Rampas de acesso
No local também foram construídas rampas de cimento para acesso ao espaço. De acordo com o autor da lei que prevê a instalação dos equipamentos, o vereador Adriano Bressan (PTB), a ideia visa disponibilizar junto aos parques infantis da cidade, um percentual de equipamentos que atendam as necessidades das crianças com deficiência.
Estavam presentes também a vice-prefeita Paula Ioris, secretários, vereadores, a presidente da SCAN, Elisabete Padilha, e representantes de entidades.