Foi entregue nesta sexta-feira (7), a recuperação do km 19,5 da ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A obra foi possível através da Operação Reconstrução, por meio do movimento Unidos por Bento, iniciativa capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Os trabalhos, iniciados em 9 de maio, visam a liberação do tráfego para todos os tipos de veículos.
Cerca de 20 entidades também estão envolvidas no projeto, que vai continuar com obras em outros locais de Bento Gonçalves e região para a restauração de acessos após os estragos provocados pelos deslizamentos no mês de maio. A ERS- 444 foi uma das rodovias severamente comprometidas. A iniciativa faz parte da Operação Reconstrução, uma colaboração entre entidades locais, incluindo a Associação das Empresas de Construção Civil (ASCON) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV).
O movimento Unidos por Bento já arrecadou mais de R$ 6 milhões, valor dobrado pela Sicredi Serrana, totalizando mais de de R$ 12 milhões. As obras foram realizadas em um período de 30 dias, pela empresa Bripasa.
Na cerimônia de entrega realizada nesta sexta estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira; presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari; o presidente da Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos a (Ascon Vinhedos ), Alan Scomazzon; o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot; e representantes das demais entidades envolvidas.