Caxias do Sul

Impulsionada pelo comércio, economia caxiense acelera e cresce 6,6% em abril

Impulsionada pelo comércio, economia caxiense acelera e cresce 6,6% em abril

“O pior já passou”, essa foi a frase utilizada pelo economista Alexander Messias para explicar o momento da economia em Caxias do Sul. Após três anos de retração, a expectativa é de que em 2017 os números fechem no positivo.

Na comparação com o mês de maio, abril registrou crescimento de 6,6% em termos gerais na economia caxiense. O incremento se deve em muito ao desempenho do comércio que obteve alta de 17,6%, seguido pela indústria com avanço de 7,4%. O setor de serviços se manteve estável subindo apenas 0,5%.

Vendas do Dia das Mães alavancaram o comércio e a economia caxiense em maio. Foto: Divulgação

O vice-presidente de comércio da CIC, Ivanir Gasparin salienta que os bons números do comércio em maio tem forte influência do Dia das Mães, ele ainda admitiu que aguarda por temperaturas mais baixas durante o inverno para aquecer as vendas.

“Abril tivemos feriado e greve. Em maio tivemos o início do frio e também o Dia das Mães. É sempre gosto de olhar doze meses, dois anos, para não pensar só num mês sobre o outro. Mas é claro que Caxias do Sul precisa ainda do frio, e o inverno que nós do comércio gostamos ainda não chegou. O nosso melhor vendedor ainda é o frio”, destaca.

Os índices positivos sinalizam que após três anos de desempenho negativo, a economia caxiense deverá encerrar 2017 de forma positiva. O economista e diretor de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC, Alexander Messias, acredita que a retomada econômica só não seguirá no Brasil em caso de grandes mudanças no cenário político.

“Claro que a economia é afetada por diversos fatores, se houver uma queda do Temer, alguma renuncia de toda equipe econômica, o grau de incerteza aumentaria muito e isso paralisaria essa retomada que estamos observando. Mas esse cenário está longe de ser o mais provável, então se tudo ocorrer mais ou menos dentro da normalidade, sim podemos dizer que o pior já passou”, explica.

O mercado de trabalho teve uma leve redução de 0,1%, na comparação entre abril e maio, mas no acumulado do ano vem apresentando indicadores tímidos, porém positivos com crescimento de 1%. A estimativa de acordo com dados do Caged, é de que mais de 160 mil pessoas estejam empregadas em Caxias do Sul, o que representa um acréscimo de quase 2 mil novas vagas somente em 2017.